+ Notícias 2021

Subscreva aqui!

Setembro

+ Notícias 2021

Subscreva aqui!!

Setembro

As crianças da EB1 dos Olivais…

As crianças da EB1 dos Olivais, foram dar um passeio e encontraram o, à data, Sr. Presidente Francisco Andrade, da junta de freguesia dos Olivais, que lhes ofereceu um livro de forma a estimular o gosto pela leitura. Muito obrigado Sr. Francisco Andrade!

Agosto

Concurso Nacional de Programação em Scratch distingue alunos de Coimbra do Projeto Scratch 4 All do CASPAE

O Projeto Scratch 4All promovido pelo CASPAE 10, IPSS de Coimbra, em parceria com a INOVA-RIA: Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, visa «contribuir para o sucesso escolar e combate ao abandono precoce da escola, através da dinamização de atividades na área da robótica e programação. 

Desenvolvido no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, co-financiado pela União Europeia, este Projeto que leva a linguagem de programação Scratch às escolas, viu reconhecido o cumprimento dos seus objetivos no dia 29 de julho, com a obtenção dos 1º e 2º lugares no Concurso Nacional de Programação em Scratch, na categoria do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Em formato On-line, a cerimónia de entrega de prémios da Edição 2020/21 deste concurso – “A criar com Scratch!”, promovida pel’O CCTIC – ESSE/ Instituto Politécnico de Setúbal, teve como tema: Astronomia e a Tecnologia. As turmas do 4º C e do 4ºB, da EB1 de Montes Claros, abrangidas pelo Projeto Scratch 4All foram as grandes vencedoras na sua categoria, alcançando o 1.º e 2.º lugar, respetivamente.

Neste evento estiveram presentes, entre outros, os dinamizadores do concurso, João Torres e Miguel Figueiredo do CCTIC de Setúbal, Catarina Leote do Instituto de Astrofísica e Ciências, Helena Romando da CPCJ de Setúbal. Foram ouvidos alguns testemunhos dos alunos vencedores e dos professores que acompanharam este desafio que foi lançado às escolas, a nível nacional. Rui André Ferreira, da equipa Scratch 4 All do CASPAE, deixou algumas palavras de apreço e de satisfação pelos resultados obtidos pelos alunos e congratulou e agradeceu às professoras titulares das turmas vencedoras, Maria Emília e Deolinda, pelo trabalho colaborativo desenvolvido ao longo do ano.

Para Ricardo Almeida, coordenador do Projeto Scratch 4All, “este reconhecimento vem realçar a potencialidade e a importância deste Projeto, que permite aos alunos o acesso à aprendizagem da linguagem de programação Scratch com a intervenção de técnicos especializados. Trata-se de uma mais-valia para estas crianças, mas também para os professores, que podem ver desenvolvidas as suas estratégias para a promoção da literacia digital dos seus alunos”.

No mês de agosto o CASPAE apoiou 975 indivíduos em situação de carência económica.

No mês de agosto o CASPAE apoiou 975 indivíduos em situação de carência económica com bens de primeira necessidade. Além do apoio alimentar, também apoiámos com produtos de higiene, roupas e brinquedos.
O POAPMC tem como entidade Coordenadora/Mediadora o CASPAE e é desenvolvido com o Centro de Acolhimento João Paulo II-Cbr , Santa Casa da Misericórdia de Coimbra , CASS – Centro de Apoio Social de Souselas , Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês e Centro Social Cultural e Recreativo de Quimbres. Saiba mais sobre este programa co financiado pela União Europeia.

Agentes de Transformação 3’CS sensibilizam para a importância dos Direitos Humanos e Direitos da Criança

Durante o mês de Agosto foram realizadas três sessões para a promoção dos Direitos Humanos e da Criança. A sessão na Escola de Casal do Lobo foi dirigida pelas técnicas do projeto Carla Mendes e Cátia Rodrigues com os jovens associados ou participantes da Associação Juvenil CódigAtomiko, parceira deste projeto. Na sessão dinamizada pela Dr.ª Inês Coutinho, presidente da CPCJ de Coimbra foi dado destaque aos direitos das crianças e jovens com pais/mães em reclusão e na atividade COMPASS foram discutidas e realizadas reflexões em torno deste tema.

Julho

Agentes de Transformação 3 C’s capacitam para os Direitos Humanos

Vera Silva, socióloga e doutoranda da UC, através do CRIA, foi a dinamizadora da 2.ª sessão de sensibilização e capacitação de jovens sobre Direitos Humanos e, em particular, sobre direitos das crianças e jovens com pai/mãe recluso/a. O tema central desta sessão foi sobre os Direitos Humanos e a Prisão tendo sido abordados os contextos Europeu e Nacional.

Nadadores da Academia Desportiva CASPAE são medalhados

A Natação da ADC esteve nos Campeonatos Regionais Infantis, Juvenis e Absolutos no Complexo Olímpico de Piscinas, nos dias 9,10 e 11 julho. Esteve representado por Laura Ribeiro, Francisca Sousa, Rita Neves, Bárbara Mendes, Tiago Boavida e Rodrigo Lima. Rita Neves sagrou-se Vice-Campeã Regional Infantil A aos 200 metros bruços e Vice-Campeã regional aos 400 estilos infantis A. Também Rodrigo Lima se sagrou Vice-Campeão Regional aos 1500 metros Infantil A.

O CASPAE esteve, igualmente, presente no Toregri, provas destinadas ao escalão de Cadetes que decorreu nos dias 17 e 18 de julho nas Piscinas Luís Lopes da Conceição em São Martinho.Fez-se representar pelos atletas Ana Isabel, Leonor Almeida,Sara Lima, Lourenço Bessa, Francisco Santos e Simão Diogo, que tiveram uma excelente prestação.

Scratch 4ALL foi apresentado a vários municípios

ADCL, parceiro do projeto Scratch 4ALL apresentou o este Projeto ao municípios. O webinar educativo da AdCL, intitulado “A programar por aí”, reuniu cerca de uma dezena de municípios da Região Centro Litoral, numa iniciativa digital de apresentação do projeto, dinamizada no passado dia 9 de junho, em parceria com o CASPAE. Esta iniciativa que, promove a simbiose entre a iniciação à programação All in Scratch e a literacia do ciclo urbano da água, é oferta curricular disruptiva que pretende abrir portas em meio escolar dos municípios servidos pela AdCL.

Assista agora

O CASPAE investiga!

O Pro(g)Natura participou no V Fórum do cidtff – Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – Universidade de Aveiro, com a comunicação Pro(g)Natura: Flexibilidade curricular com recurso à articulação de contextos educativos, apresentada por Marlene Migueis, Ricardo Almeida e Isabel Duque.

Assista agora

Corfebol continua a expandir-se

O Presidente da Federação Portuguesa de Corfebol, no dia 2 de junho, entregou novo equipamento para a prática desta modalidade nas escolas EB2,3 Alice Gouveia e Eugénio de Castro. Trata-se de mais um investimento na prática do Corfebol com alunos de diferentes ciclos de ensino na cidade de Coimbra, numa ação em parceria com o CASPAE.

Junho

QuintAAL promove ação de Capacitação

Participaram nesta ação beneficiários do QuintAAL de todo o consórcio e o balanço não podia ser mais positivo, dado o elevado envolvimento dos participantes.

Esta foi ação de capacitação com quatro sessões contou com o apoio da ESEnfC.

O QuintAAL é desenvolvido pelo CASPAE, tendo como parceiros o Centro Sócio-Cultural Polivalente de São Martinho, o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês e o Centro de Apoio Social de Souselas. A iniciativa é financiada através do Programa de Parcerias para o Impacto, do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação e Social, cofinanciado pela União Europeia

Maio

O Projeto QuintAAL é notícia nacional, pela importância do seu trabalho com idosos em Coimbra

O Projeto QuintAAL foi notícia em vários órgãos de comunicação social e locais da especialidade, por promover a saúde e o bem-estar dos idosos.
Este projeto prevê intervir junto de 200 idosos com mais de 65 anos, do concelho de Coimbra, é desenvolvido pelo CASPAE, tendo como parceiros o Centro Sócio-Cultural Polivalente de São Martinho, o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês e o Centro de Apoio Social de Souselas. A iniciativa é financiada através do Programa de Parcerias para o Impacto, do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação e Social, cofinanciado pela União Europeia.
Aceda às várias notícias e reportagens:
RTP Play
Em Diário as Beiras
CM Jornal
Campeão das Províncias
Notícias de Coimbra
Saúde+
Dignus

Temos Campeã e uma equipa de natação da qual muito nos orgulhamos.

O balanço da participação do CASPAE no Campeonato Regional de Infantis, Juvenis Juniores, Seniores e Absolutos Piscina Longa não podia ser mais positivo. O CASPAE esteve representado com 4 infantis e uma júnior, tendo os resultados sido:
Rita Neves( infantil A) – 1500m Campeã Regional
– 400m Estilos Campeã Regional
– 200m Estilos – 8°lugar
– 200m Bruços – 3° lugar
– 100m Bruços – 4° lugar

Bárbara Mendes ( Júnior)
100m livres – 23° lugar
50m livres – 13° lugar
50m bruços – 9 lugar

Francisca Sousa ( infantil B)
100m livres- 8° lugar

Rodrigo Lima( infantil A)
100 livres – 11° lugar
100 Costas – 4 lugar

Tiago Boavida ( infantil B)
100m livres- 17° lugar

Alunos Mu(n)dArte são os Grandes Vencedores em Bienal na Grécia

O Projeto Mu(n)dArte do CASPAE, IPSS de Coimbra, está na 9th Biennal of Children’s Art – “The Neighbors of the World” na Grécia. Os 10 alunos do Projeto Mu(n)dArte viram as suas obras distinguidas, entre as 340 mil obras de participantes de cerca de 150 países, com os primeiros lugares em todas as categorias.
No dia 11 de junho, as famílias e as crianças reuniram-se para a entrega dos certificados.

Abril

Projeto Trampolim E8G regressa na 8.ª Geração do Programa Escolhas

O Projeto Trampolim E8G, com intervenção desde 2004 (2.ª Geração Escolhas) viu aprovada a sua candidatura ao Programa Escolhas 8.ª Geração tendo o seu início a 01 de abril de 2021 e terminus a 31 de dezembro de 2022.
A sua intervenção é sustentada por uma equipa técnica conhecedora dos territórios e um Consórcio forte, composto por organizações públicas e privadas que garantem uma ação eficiente e eficaz, desde 2004, a saber Câmara Municipal de Coimbra (entidade promotora); CASPAE 10 (entidade gestora); CPCJ de Coimbra; Inovinter – Centro de Formação e Inovação Tecnológica; IPDJ, I.P.; CEARTE; Cáritas Diocesana de Coimbra; Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel; Escolas Secundária com 3.º Ciclo D. Dinis; Núcleo de Rugby da Escola Superior Agrária de Coimbra e União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades.

Projeto do CASPAE é aprovado e vai apoiar e defender os direitos de crianças e jovens de pais reclusos

Agentes de Transformação 3C´S (Conhecimento, Consciencialização, Capacitação) é um projeto promovido pelo CASPAE em parceria com a DGRSP, CPCJ de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Associação Juvenil CódigAtomiko e For Fangers Parorende (parceiro Norueguês).
Enquadrado no Eixo 2 do Programa Cidadãos Ativ@s tem por objetivo promover uma maior consciência e conhecimento sobre os Direitos Humanos, apoiando-os e defendendo-os, particularmente dos direitos de crianças e jovens de pais reclusos, capacitando, os diferentes interlocutores, para um papel ativo como agentes de transformação.

Março

Treinos virtuais juntam natação do CASPAE, Futebol Clube do Porto, Vigor da Mocidade e Fundação Beatriz Santos

Consciente da importância de adaptação a estes novos tempos, a Academia Desportiva do CASPAE não parou de treinar durante o confinamento, tendo havido uma adaptação a esta nova realidade. Foram treinos online que serviram para que os atletas continuassem motivados e fizessem atividade física, considerada pelos técnicos como essencial.
Esta iniciativa de treinos a distância foi abraçada por vários clubes e houve uma evidente aproximação dos mesmos. Sem rivalidades, imperando o espírito de colaboração, partilharam vivências e novas experiências. Foram realizados treinos partilhados online com a participação de vários clubes de natação, como o FC Porto, Vigor da Mocidade e Fundação Beatriz Santos. O CASPAE, com o seu treinador Nuno Ferreira como orientador desse treino partilhado, agradece a confiança, a colaboração e empenho. “Os laços de proximidade entre clubes e principalmente entre atletas e treinadores é fundamental”, referiu. “Queremos que num futuro próximo se possam fazer outras atividades em parceria dentro ou fora de água”, referiu Nuno Peres, que acrescentou ainda que “com a partilha e com estas iniciativas fantásticas, todos nós crescemos a todos os níveis”.

Plug In CASPAE – Mantém-te ligado – Esteve mais próximo das crianças durante a interrupção letiva

A interrupção letiva imposta devido à pandemia levou o CASPAE a promover o serviço de CAF/CAT com o Plug in CASPAE. Respondendo às necessidades e interesses evidenciado pelos utentes durante a experiência deste serviço a distância iniciado em 2020, este serviço optou por criar sessões de maior proximidade com as crianças e suas famílias. Com sessões assíncronas de diferentes áreas de interesse, implementou ainda duas sessões diárias síncronas e promoveu, também de forma síncrona, a prática de atividade física, desenvolvida por um técnico especializado. Houve uma forte preocupação em adequar, o mais possível, as atividades à autonomia das crianças, libertando os seus pais durante as sessões. Num período de elevado sedentarismo, provocado pelo confinamento, considerou-se também a prática de atividade física como essencial. Tratou-se de desenhar um serviço de proximidade que, de acordo com os pais dos utentes, terá sido uma “ajuda preciosa”.

Fevereiro

Scratch on Road desenvolve processo de capacitação

No âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, co-financiado pela União Europeia, a equipa do programa Scratch on Road tem vindo a ser capacitada no âmbito das suas áreas de atuação. Este Plano de Capacitação foi realizado entre 02 de setembro de 2019 e 28 de fevereiro de 2020, promovendo o desenvolvimento de competências no domínio da criação de valor, estratégia, parcerias e crescimento, avaliação de impacto, marketing, comunicação e angariação de fundos! Devido à situação atual, as sessões têm sido dinamizadas à distância. Depois destas sessões toda a equipa sente-se mais preparada para novos desafios.

QuintAAL já chega a casa de quem mais precisa

O projeto QuintAAL, co fianciado pela União Europeia, iniciou a entrega dos equipamentos de monitorização à distância aos seus primeiros beneficiários selecionados. São beneficiários deste projeto os cidadãos com mais de 65 anos e residentes em Coimbra, para usufruir gratuitamente de equipamentos de monitorização à distância até 2023 (detector de quedas, tablet com jogos interativos e muito mais).

Janeiro

Câmara Municipal de Coimbra formaliza cedência da escola de Casal do Lobo para criação de Centro de Dia do CASPAE

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, formalizou, na tarde de 12 de janeiro, um protocolo de cessão precária com o CASPAE – Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola n.º 10, representado pela presidente da direção, Maria Emília Bigotte, relativo à cedência da antiga Escola de Casal do Lobo, por um período de 20 anos, eventualmente renovável, para esta instituição criar um Centro de  Dia e um Serviço de Apoio Domiciliário. A escola já se encontrava cedida ao CASPAE, através de um contrato de comodato celebrado em 2011, mas a instituição solicitou o alargamento do período de cedência de utilização do espaço para se poder candidatar a financiamento de modo a obter condições para desenvolver as novas valências que irão beneficiar a comunidade. O vereador da área social, Jorge Alves, esteve presente na cerimónia.

Plug In CASPAE – Mantém-te ligado – Esteve mais próximo das crianças durante a interrupção letiva

A interrupção letiva imposta devido à pandemia levou o CASPAE a promover o serviço de CAF/CAT com o Plug in CASPAE. Respondendo às necessidades e interesses evidenciado pelos utentes durante a experiência deste serviço a distância iniciado em 2020, este serviço optou por criar sessões de maior proximidade com as crianças e suas famílias. Com sessões assíncronas de diferentes áreas de interesse, implementou ainda duas sessões diárias síncronas e promoveu, também de forma síncrona, a prática de atividade física, desenvolvida por um técnico especializado. Houve uma forte preocupação em adequar, o mais possível, as atividades à autonomia das crianças, libertando os seus pais durante as sessões. Num período de elevado sedentarismo, provocado pelo confinamento, considerou-se também a prática de atividade física como essencial. Tratou-se de desenhar um serviço de proximidade que, de acordo com os pais dos utentes, terá sido uma “ajuda preciosa”.

Newsletter

Subscreva agora e acompanhe as nossas atividades. Subscreva!

Newsletter

Subscreva agora e acompanhe as nossas atividades. Subscreva!