O CASPAE, enquanto IPSS, tem um importante papel no desenvolvimento social e económico na cidade em que atua. Consciente da importância que as IPSS têm atualmente, compreende-se que a construção do saber e o desenvolvimento de melhores práticas sociais deve ser partilhado, dialogado e refletido, de modo a que o resultado dessa interação se constitua como um veículo de co-construção partilhada de saber e, portanto, de melhoria das respostas socias.
A aposta desta instituição na produção científica, que se verifica, em especial, nos últimos anos, é muito motivada pelas alianças criadas com instituições de ensino superior, com os quais o CASPAE tem protocoladas parcerias.
Livros e capítulos de livros
Mendes, C., Duque, I., Almeida, R., Bigotte de Almeida, E. & Migueis, M. (2020). Guião de Metodologia (referencial teóricoprático) PRO(G)NATURA. In Programa Escolhas (org.), ToolBoxEscolhas, ferramentas pedagógicas. Lisboa: Programa Escolhas.
Duque, I., Migueis, M. Bigotte de Almeida, E., Coelho, A., Vale, V. & Figueiredo, A. (2020). Salto à Mata: Educação na natureza no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In F. Martins, L. Mota & S. Espada (Eds) A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (pp. 146-160). Instituto Politécnico de Coimbra,
Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96927-4-9.
Figueiredo, A., Duque, I., Coelho, A. & Bigotte, E. (2021). Projeto Limites Invisíveis: uma abordagem educativa na natureza. In M. Siqueira & A. Figueiredo (Org.). Psicologia e suas interfaces, (pp 88-102).Quipá Editora. ISBN: 978-65-89091-46-2 DOI: 10.36599/qped-ed1.035.
Duque, I., Bigotte de Almeida, E. & Almeida, R. (2022). PRO(G)NATURA: a participação de projetos da comunidade na escola para o desenvolvimento das competências dos alunos. In D. Braga (org) Livro Pesquisas e Reflexões Nacionais em Ciências Humanas, Sociais e Linguísticas (pp. 771-792). Instituto Scientia DOI 10.55232/237923 e ISBN 978-65-997239-1-9
Christouloudou, N., Paridi, K., Duque, I., (Eds), Kahan, J., Nemcok, J., Løchen, H., Tiegen, C., Vasileva, A., Vafirovska, A., Neshkoski, N., Georgiou, M., Kadji, C., Andreansen, T., Markeprand, S., Savva, S., Kamba, I. & Gonçalves, C. (2023). Developing the Project’s Pedagogical Framework GLOW. Frederik University, EU. ISBN 978-9925-7866-7-1.
Duque, I., Almeida, R., Bigotte de Almeida, M. E., & Migueis, M. (2024). Harmonizing Education: Integrating Technology and Outdoor Learning for Enhanced Child Development. Medi@ções, 12(1), 126–136. https://doi.org/10.60546/mo.v12i1.412 (aqui).
Videira, A., Gonçalves, B., Mendes, C., Mariano, C., Gracias, C., Martins, C., Sequeira, D., Parada, D., Martins, G., Coutinho, I., Xistra, P., Moura, R. C., & Silva, V. (2024). Toolbox: Intervenção com Crianças e Jovens com Progenitores/as ou Representantes Legais em Detenção e/ou Reclusão – Manual de Boas Práticas para Profissionais das Áreas da Justiça, Segurança, Educação e Social. CASPAE. ISBN 978-989-35758-0-2.
Duque, I. Neto Parra, B. & Bigotte de Almeida, E. (ORG.) (2024). Produção científica CASPAE: 2000-2024. CASPAE (eBook)
Artigos, Posteres e Comunicações
2015
Coelho, A., Vale, V., Bigotte, E., Figueiredo, A. ,Duque, I., Pinho, L. (2015).“Oferta educativa outdoor como complemento da Educação Pré-Escolar: Os benefícios do contacto com a natureza” -XIII Congresso Internacional Galaico Português de Psicopedagoxia, 2 e 4 de setembro de 2015.
Duque,I.,Pinho,L.Bigotte,E.,Figueiredo,A., Miguéis, M.,Vale,V.,Coelho,A. (2015).“A floresta como espaço de aprendizagem: um complemento à oferta educativa para a infância”-II Encontro Internacional de Ciências Sociais da Educação – O Governo das Escolas: atores, Políticas e Práticas, 1,2 e 3 de outubro de 2015, pp. (221-232). Universidade do Minho.
Coelho, A., Vale, V., Bigotte, E., Figueiredo, A. ,Duque, I., Pinho, L. (2015).“Oferta educativa outdoor como complemento da Educação Pré-Escolar: Os benefícios do contacto com a natureza” -XIII Congresso Internacional Galaico Português de Psicopedagoxia, 2 e 4 de setembro de 2015.
Duque,I.,Pinho,L.Bigotte,E.,Figueiredo,A.,Miguéis,M,Vale,V.,Coelho,A. (2015).“A floresta como espaço de aprendizagem: um complemento à oferta educativa para a infância”-II Encontro Internacional de Ciências Sociais da Educação – O Governo das
Escolas: atores, Políticas e Práticas, 1,2 e 3 de outubro de 2015, Universidade do Minho.
Rodrigues Mariano, C., & Bigotte de Almeida, M. E. (2015). Etologia comportamental canina e os beneficios psicológicos no indivíduo. Comunicação a convite em O Cão Na Sociedade. Núcleo de canicultura de Coimbra.
2016
Almeida, R., Gomes, A., Pessoa, T. & Almeida, E. (2016). iProg: Experiência Pedagógica com Scratch. XVIII Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 203-206). Salamanca: USAL.
Duque, I., Pinho, L., Coelho, A., Vale, V., Figueiredo, A., Migueis, M., Bigotte, E. (2016). Do espaço interior para o espaço exterior: algumas implicações de uma oferta educativa alternativa para a infância. XXIII Colóquio Internacional da AFIRSE. As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 28, 29 e 30 de janeiro.
Vale, V.; Coelho, A. Migueis, M.; Figueiredo, A.; Bigotte, E.; Duque, I. (2016). Limites Invisíveis: Um projeto na natureza. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases, promovido pelo CEIS20 e UC/FPCE. Coimbra, 14 e 15 de outubro.
Vale, V.; Coelho, A. Migueis, M.; Figueiredo, A.; Bigotte, E.; Duque, I. (2016). Limites Invisíveis: Um projeto na natureza. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases, promovido pelo CEIS20 e UC/FPCE. Coimbra, 14 e 15 de outubro.
Duque, I., Pinho, L., Coelho, A., Vale, V., Figueiredo, A., Migueis, M., Bigotte, E. (2016). Do espaço interior para o espaço exterior: algumas implicações de uma oferta educativa alternativa para a infância. Comunicação apresentada no XXIII Colóquio Internacional da AFIRSE. As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 28, 29 e 30 de janeiro.
Duque,I.,Pinho,L.Bigotte,E.,Figueiredo,A.,Miguéis,M, Vale,V.,Coelho,A. (2016). Limites Invisíveis: Um projeto de educação em ambiente outdoor. Comunicação apresentada no 1.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2016), promovido pela ESEC. ESEC, Coimbra, 8 e 9 de abril.
2017
Almeida, E., Gomes, A., Correia, F. & Almeida, R. (2017). MathScratch: Bringing Programming and Mathematical skills into higher education. 11th International Technology Education and Development Conference, pp. 7304-7310.
Almeida, R. & Almeida, E. (2017). Programming with the nature. 11th International Technology Education and Development Conference, pp. 6665-6669.
Almeida, R. & Almeida, E. (2017). All in Scratch Project. 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, pp. 1283-1286.
Almeida, R., Bigotte, E., Gomes, A. & Pessoa,T. (2017). iProg: Iniciação à Programação. Estudo piloto em duas escolas do ensino básico. Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa, pp. 109-113.
Figueiredo, A.; Duque, I.; Migueis, M.; Coelho, A.; Vale, V.; Bigotte, E. & Pinho, L. (2017). Projeto Limites Invisíveis: Uma abordagem na Natureza. In Helena Sá (Coord.). I Fórum cidtff Livro de Posters (p.13). UA Editora. ISBN: 978-972- 789-509-0.
Figueiredo, A.; Migueis, M.; Coelho, A.; Vale, V.; Bigotte, E.; Duque, I. & Pinho, L. (2017). Invisible Limits Project: Innovative outdoor learning approach in Portugal. Comunicação integrada no painel “Outdoor Play and Learning SIG: Challenges and Opportunities” apresentada na 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights” (p.109). Bologna, Italy, Alma Mater Studiorium Università Di Bologna, 29 de agosto a 1 de setembro.
Rodrigues Mariano, C., & Bigotte de Almeida, M. E. (2017). Projeto Cinoterapia:Forma de intervenção nas necessidades educativas especiais. In L. Lima-Rodrigues, D. Rodrigues, L. A. Pires, & M. Loureiro (Eds.), V Congresso Internacional: Educação, inclusão e inovação. (pp. 1083–1095). Lisboa: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.
Pinho, L., Duque, I., Bigotte, E., Vale, V., Figueiredo, A., Migueis, M. & Coelho, A. (2017). Limites Invisíveis: Educar na natureza. Comunicação apresentada no ESEC.
Duque, I. Bigotte, E., Vale, V., Figueiredo, A., Migueis, M. & Coelho, A. (2017). Limites Invisíveis, um projeto de educação na natureza. Comunicação apresentada no III Encontro Nacional Workshops e Formação em Educação CreAtiva. Lisboa.
Figueiredo, A., Duque, I. Vale, V., Coelho, A. Migueis, M.; Pinho, L. & Bigotte, E. (2017). Limites Invisíveis: Uma abordagem educativa na natureza. Comunicação apresentada no XII Congresso de Neurociências e Educação Especial. Psicosoma.
Coelho, A., Duque, I., Vale, V., Pinho, P., Bigotte, E., Figueiredo, A. & Migueis, M. (2017). Limites Invisíveis: A natureza com espaço educativo.Comunicação apresentada no XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências| I Seminário Internacional de Educação em Ciências. ESE Viana do Castelo.
Rodrigues Mariano, C., & Bigotte de Almeida, M. E. (2017). Intervenções assistidas por animais: quais os beneficios?. Comunicação a convite noI Fórum Luso-Brasileiro Sobre Autismo e Problemas Da Deficiência. Braga.
2018
Almeida, R., Almeida, E. & Fonseca, M. (2018). Scratch: curricular experience with a student with special education needs. XX Simpósio Internacional de Informática Educativa, Cadiz, Spain.
Almeida, E. & Almeida, R. (2018). Social Responsibility in Technology Promotion. 3rd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education, pp. 280-286.
Figueiredo, A., Coelho, A., Duque, I., Bigotte, E., Migueis, M. & Vale, V. (2018). Limites Invisíveis: Programas Casa da Mata. In livro de Posteres do II Fórum CIDTFF, 4 de julho. UA/DEP.
Migueis, M., Bigotte, E., Figueiredo, A., Coelho, A., Vale, V., Duque, I. (2018). Limites invisíveis: a perspetiva dos pais sobre o programa casa da mata. Comunicação apresentada no 1º Congresso internacional Integrando saberes:Pedagogia, Formação e Investigação em Educação, realizado de 19, 20 e 21 de abril na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
Figueiredo, A., Duque, I., Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V. & Migueis, M. (2018). Abordagem na natureza como contexto de desenvolvimento e de bem-estar. Comunicação apresentada no IV Congresso da Ordem dos Psicólogos: Psicologia na prevenção e promoção do desenvolvimento das pessoas, coesão social e crescimento económico, 12 – 15 de setembro. Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Figueiredo, A., Migueis, M., Vale, V., Coelho, A., Bigotte, E. & Duque, I. (2018). Projeto Limites: a perceção das crianças. Comunicação apresentada no XIV Congresso Ciências Culturais e Cidadanias (SPCE), 11 – 13 de outubro. UC/FPCE.
Figueiredo, A., Duque, I., Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V. & Migueis, M. (2018). Education in nature: new approach in Portugal. Comunicação apresentada na Queen Maud College University.
Migueis, M., Bigotte, E., Duque, I., Coelho, A., Vale, V., Figueiredo, A. & Pinho, L. (2018). Limites Invisíveis: Um projeto de educação em ambiente natureza. Comunicação apresentada no Seminário Inovação Social, Empreendedorismo e Sustentabilidade nas Instituições Sociais, 17 de outubro. Anadia: Câmara Municipal de Anadia.
Duque, I., Pinho, L., Coelho, A., Vale, V., Figueiredo, A., Migueis, M. & Bigotte, E. (2018). Narrativa de um projeto na natureza. Comunicação apresentada no ANIP – XIII CONGRESSO Nacional de Intervenção Precoce & III SEMINÁRIO Espaços para a Infância, 20 de outubro. ANIP.
Figueiredo, A., Coelho, A., Bigotte, E., Migueis, M. & Duque, I. (2018). Limites Invisíveis: Abordagem educativa na natureza. Comunicação apresentada no V Encontro CPCJ’s – Ser mãe/pai no Séc. XXI, novos desafios na parentalidade. Mealhada: CPCJ.
Figueiredo, A., Migueis, M., Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V., Duque, I. & Pinho, L. (2018). Limites Invisíveis: Programas educativos na natureza crianças 3 aos 10 anos. Comunicação apresentada no IV SLBEI.
Figueiredo, A., Duque, I., Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V., Pinho, L., Migueis, M. (2018). Limites Invisíveis: Education in Nature. Comunicação apresentada na UCSYSD.
Bigotte de Almeida, E., Duque,I.,Pinho,L.,Coelho,A.,Vale,V.,Figueiredo, A.,Miguéis, M. (2018) Co-promoção para a implementação de um projeto em ambiente natureza: Limites Invisíveis. Comunicação apresentada no III Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento, 7 e 10 de novembro, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
Rodrigues Mariano, C., & Bigotte de Almeida, M. E. (2018). Cinoterapia: a equidade na desigualdade. Comunicação a convite na Universidade da Beira Interior (Ed.), VII Fórum de Psicologia da Universidade da Beira Interior. Covilhã.
2019
Almeida, E., Almeida, R., Duque, I. & Mendes, C. (2019). Pro(g)natura: a tecnologia em articulação com a educação na natureza. Atas da 14.ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, de 19 a 22 de junho, 2019. ISCAC.
Almeida, M., Teixeira, A. & Almeida, R. (2019). Improving learning performance using programming methodology. 2019 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON).
Almeida, E., Teixeira, A. & Almeida, R. (2019). Scratch on Road Pedagogical Model: study of learning perception. XXI Simpósio Internacional de Informática Educativa, Tomar, Portugal (in press)
Duque, I., Dinis, N. & Migueis, M. (2019). Com quantos saberes se faz uma cabana. Atas I Seminário Internacional de Educação Matemática na Teoria Histórico-Cultural e IV Seminário Interinstitucional de Educação Matemática Unisul, Unesc, Unibave, Uesp, realizado nos dias 18 e 19 de outubro de 2019, na Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus de
Tubarão – Bloco Sede.
Bigotte de Almeida, E., Duque, I., Almeida, R. & Mendes, C. (2019). PRO(g)NATURA – Scratch e natureza: uma primeira abordagem. In Atas do SIIE 2019, Simpósio Internacional de Informática Educativa de 21 a 23 de Novembro. Instituto Politécnico de Tomar.
Duque, I., Migueis, M., Bigotte de Almeida, E., Almeida, R. & Mendes, C. (2019). PRO(g)NATURA: um programa educativo em ambientes natureza e tecnológico. Livro de resumos CIDInE – Colóquio Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras, de 25 a 26 de outubro. Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.
Rodrigues Mariano, C., & Bigotte de Almeida, M. E. (2019). Projeto cinoterapia: forma de intervenção nas necessidades educativas especiais. XV Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogia. Corunha, Espanha: Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía.
Duque, I., Migueis, M., Bigotte de Almeida, E., Almeida, R. & Mendes, C. (2019). PRO(g)NATURA: um programa educativo em ambientes natureza e tecnológico. Comunicação apresentada no CIDInE – Colóquio Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras, de 25 a 26 de outubro. Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.
M. Migueis, Duque, I. Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V. & Figueiredo, A. (2019). Projeto Limites Invisíveis, educação na natureza. Comunicação por convite apresentado aos alunos do programa de pós-graduaçao em educação da UNISUL – Sc, Brasil.
2020
Duque, I., Migueis, M., Almeida, R. & Bigotte de Almeida, E. (2020). Pro(g)Natura, flexibilidade curricular numa aliança entre contextos educativos: natureza, linguagem de programação e sala de aula. Indagatio Didactica. vol. 12 (5), 253-271. ISSN:
1647-3582, https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23469.
Rodrigues Mariano, C., & Bigotte de Almeida, M. E. (2020). Projeto cinoterapia: forma de intervenção nas necessidades de saúde especiais. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1). https://doi.org/10.17060/ijodaep
Duque, I. Migueis, M., Bigotte, M. Coelho, C., Vale, V. & Figueiredo, A. (2020). Limites Invisíveis: Práticas educativas na natureza. Comunicação/Palestra a convite em formato virual para Conexão Natureza – Educação para Sustentabilidade, CNPJ 33592633/0001-95, em 20 de abril de 2020, das 19h00 às 20h00. Rio de Janeiro, Brasil.
Duque, I., Migueis, M. & Bigotte de Almeida, E. (2020). Vivências das Crianças na Natureza – Olhar luso-brasileiro sobre a Educação. Comunicação/palestra a convite em formato virtual para Conexão Natureza – Educação para Sustentabilidade, CNPJ 33592633/0001-95, em 25 de junho de 2020, das 19h00 às 21h30. Rio de Janeiro, Brasil.
Duque, I., Coelho, A., Vale, V., Migueis, M., Figueiredo, A. & Bigotte de Almeida, E. (2020). Limites Invisíveis: Education in Nature Building a new approach in Portugal. Comunicação a convite para a Vives University College – Belguim.
2021
Duque, I. Almeida. R., Migueis, M. & Bigotte de Almeida, M. E. (2021). Pro(g)Natura: programming Language ad curriculom development from the free initiative of children in nature. In ICERI2021 Proceedings. 14th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 8th – 9th of November, 2021. ISBN: 978-84-09-34549-6. doi: 10.21125/iceri.2021.
Duque, I. (2021). Benefícios do Brincar, do Aprender no Exterior. Comunicação a convite apresentada no Webinário Associação de Encarregados de Educação da Escola Básica Solum Sul, Coimbra.
Duque, I. (2021). Narrando processos de desenvolvimento na natureza: o registo e a narrativa como instrumento de avaliação. Palestra a convite para Grupo de Iniciação Científica “ vivências com a Natureza. Do instituto Federal de educação , ciência e Tecnologia, do Ceará -IFCE. Coordenadora Mônica Siqueira Damasceno.
Duque, I., Almeida, R., Migueis, M., Bigotte de Almeida, E. & Mendes, C. (2021). Pro(g)Natura: Flexibilidade curricular com recurso à articulação de contextos educativos. Comunicação apresentada no V Forum Cidtff. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Duque, I., Almeida, R., Bigotte de Almeida, E. & Migueis, M. (2021). TollBox Pro(g)Natura: Srcatch Programming and outdoor education. Comunicação apresentada no XV Tool Fair, Vila Nova de Gaia, de 4 a 8 de outubro de 2021.
2022
Duque, I., Migueis, M., Bigotte de Almeida, E. & Almeida, R. (2022). Formação e capacitação para professores Prosseguir+: programação scratch, natureza e flexibilidade curricular. Comunicação apresentada no VI Fórum CDITFF, CIDTFF e parceiros não académicos: que relações e com que finalidades?, 6 de julho, 2022 | Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (evento online).
Duque, I., Bigotte de Almeida, E., Almeida, R. (2022). Pro(g)Natura: Flexibilidade curricular com recurso à articulação de ambientes educativos. Comunicação apresentada no IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação a 12, 13 e 14 de maio de 2022, Braga.
2023
Duque, I. Almeida, R., Bigotte de Almeida, E. & Migueis, M. (2023). Pro(g)natura: technologie and outdoor education as a complement to improve the child learning process. In Proceedings XXV International Symposium on Computers in Education
(SIIE) (pp. 185-190). Instituto Politécnico de Setúbal. ISBN: 978-989-35377-2-5.
Duque, I. & Bigotte de Almeida, E. (2023). Bairros ConVida: Educação na natureza e laços de vizinhança em zona urbana. Comunicação a convite nas XXVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, de 14 a 16 de abril, Manteigas, Portugal.
Duque, I. & Gonçalves, C. (2023). Glow: o projeto internacional e o seu desenvolvimento em Portugal. Comunicação apresentada na Tertúlia Diálogos para a construção de caminhos educativos lá fora, 21 de outubro, CASPAE.
Duque, I. Almeida, R., Bigotte de Almeida, E. & Migueis, M. (2023). PRO(g)NATURA: technologie and outdoor education as a complement to improve the child learning process. Comunicação apresentada no XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa, organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 16 a 18 de novembro de 2023. ESE/IPS.
2024
Duque, I. (2024). Nature-based approach in Portugal: Time to play, time to learn, time to develop in the 1st cycle of basic education.Comunicação a convite apresentada no Webinar Outdoor education meeting Slovakia, 10 de abril. Strom života.
Duque, I., Bigotte de Almeida, E., Almeida, R. & Migueis, M. (2024). Prossegui+: Flexibilidade curricular com recurso à articulação de ambientes educativos. Comunicação a convite apresentada nas XXX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, de 19 a 21 de abril, Caldas da Rainha. Aspea.