Produção Científica do CASPAE

O CASPAE, enquanto IPSS, tem um importante papel no desenvolvimento social e económico na cidade em que atua. Consciente da importância que as IPSS têm atualmente, compreende-se que a construção do saber e o desenvolvimento de melhores práticas sociais deve ser partilhado, dialogado e refletido, de modo a que o resultado dessa interação se constitua como um veículo de co-construção partilhada de saber e, portanto, de melhoria das respostas socias.

Aqui pode encontrar a produção científica e partilha de conhecimento que o CASPAE tem levado a cabo ao longo dos últimos anos

Almeida, R., Gomes, A., Pessoa, T. & Almeida, E. (2016). iProg: Experiência Pedagógica com Scratch. XVIII Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 203-206). Salamanca: USAL.

Almeida, E., Gomes, A., Correia, F. & Almeida, R. (2017). MathScratch: Bringing Programming and Mathematical skills into higher education. 11th International Technology Education and Development Conference, pp. 7304-7310.

Almeida, R. & Almeida, E. (2017). Programming with the nature. 11th International Technology Education and Development Conference, pp. 6665-6669.

Almeida, R. & Almeida, E. (2017). All in Scratch Project. 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, pp. 1283-1286.

Almeida, R., Bigotte, E., Gomes, A. & Pessoa,T. (2017). iProg: Iniciação à Programação. Estudo piloto em duas escolas do ensino básico. Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa, pp. 109-113.

Almeida, R., Almeida, E. & Fonseca, M. (2018). Scratch: curricular experience with a student with special education needs. XX Simpósio Internacional de Informática Educativa, Cadiz, Spain.

Almeida, E. & Almeida, R. (2018). Social Responsibility in Technology Promotion. 3rd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education, pp. 280-286.

Almeida, M., Teixeira, A. & Almeida, R. (2019). Improving learning performance using programming methodology. 2019 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON).

Almeida, E., Teixeira, A. & Almeida, R. (2019). Scratch on Road Pedagogical Model: study of learning perception. XXI Simpósio Internacional de Informática Educativa, Tomar, Portugal (in press).

Rodrigues Mariano, C., & Bigotte de Almeida, M. E. (2015). Comunicação a convite – Etologia comportamental canina e os beneficios psicológicos no indivíduo. O Cão Na Sociedade. Coimbra: Núcleo de canicultura de Coimbra.

Rodrigues Mariano, C., & Bigotte de Almeida, M. E. (2017a). Comunicação a convite  – Intervenções assistidas por animais: quais os beneficios? I Fórum Luso-Brasileiro Sobre Autismo e Problemas Da Deficiência. Braga.

Rodrigues Mariano, C., & Bigotte de Almeida, M. E. (2017b). Projeto Cinoterapia:Forma de intervenção nas necessidades educativas especiais. In L. Lima-Rodrigues, D. Rodrigues, L. A. Pires, & M. Loureiro (Eds.), V Congresso Internacional: Educação, inclusão e inovação. (pp. 1083–1095). Lisboa: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.

Rodrigues Mariano, C., & Bigotte de Almeida, M. E. (2018). Comunicação a convite   – Cinoterapia: a equidade na desigualdade. In Universidade da Beira Interior (Ed.), VII Fórum de Psicologia da Universidade da Beira Interior. Covilhã.

Rodrigues Mariano, C., & Bigotte de Almeida, M. E. (2019). Projeto cinoterapia: forma de intervenção nas necessidades educativas especiais. XV Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogia. Corunha, Espanha: Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía.

Rodrigues Mariano, C., & Bigotte de Almeida, M. E. (2020). Projeto cinoterapia: forma de intervenção nas necessidades de saúde especiais. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1). https://doi.org/10.17060/ijodaep

Coelho, A., Vale, V., Bigotte, E., Figueiredo, A. ,Duque, I., Pinho, L. (2015).“Oferta educativa outdoor como complemento da Educação Pré-Escolar: Os benefícios do contacto com a natureza” -XIII Congresso Internacional Galaico Português de Psicopedagoxia, 2 e 4 de setembro de 2015.

Duque,I.,Pinho,L.Bigotte,E.,Figueiredo,A., Migueis, M.,Vale,V.,Coelho,A. (2015).“A floresta como espaço de aprendizagem: um complemento à oferta educativa para a infância” – II Encontro Internacional de Ciências Sociais da Educação – O Governo das Escolas: atores, Políticas e Práticas, 1,2 e 3 de outubro de 2015, Universidade do Minho, pp. 221-232.

Duque, I., Pinho, L., Coelho, A., Vale, V., Figueiredo, A., Migueis, M., Bigotte, E. (2016). Do espaço interior para o espaço exterior: algumas implicações de uma oferta educativa alternativa para a infância. XXIII Colóquio Internacional da AFIRSE. As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 28, 29 e 30 de janeiro.

Figueiredo, A.; Duque, I.; Migueis, M.; Coelho, A.; Vale, V.; Bigotte, E. & Pinho, L. (2017). Projeto Limites Invisíveis: Uma abordagem na Natureza. In Helena Sá (Coord.). I Fórum cidtff Livro de Posters (p.13). Aveiro: UA Editora. ISBN: 978-972- 789-509-0. http://hdl.handle.net/10773/18088.

Figueiredo, A.; Migueis, M.; Coelho, A.; Vale, V.; Bigotte, E.; Duque, I. & Pinho, L. (2017). Invisible Limits Project: Innovative outdoor learning approach in Portugal. Conference Program and Abstracts of the 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights” (p.109). Bologna, Italy, Alma Mater Studiorium Università Di Bologna, 29 de agosto a 1 de setembro.

Vale, V.; Coelho, A. Migueis, M.; Figueiredo, A.; Bigotte, E.; Duque, I. (2016). Limites Invisíveis: Um projeto na natureza. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases, promovido pelo CEIS20 e UC/FPCE. Coimbra, 14 e 15 de outubro.

Duque, I., Pinho, L., Coelho, A., Vale, V., Figueiredo, A., Migueis, M., Bigotte, E. (2016). Do espaço interior para o espaço exterior: algumas implicações de uma oferta educativa alternativa para a infância. XXIII Colóquio Internacional da AFIRSE. As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 28, 29 e 30 de janeiro.

Duque,I.,Pinho,L.Bigotte,E.,Figueiredo,A.,Miguéis,M,Vale,V.,Coelho,A. (2016). Limites Invisíveis: Um projeto de educação em ambiente outdoor. 1.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2016), promovido pela ESEC. ESEC, Coimbra, 8 e 9 de abril.

Pinho, L., Duque, I., Bigotte, E., Vale, V., Figueiredo, A., Migueis, M. & Coelho, A. (2017). Limites Invisíveis: Educar na natureza. Coimbra: ESEC.

Duque, I. Bigotte, E., Vale, V., Figueiredo, A., Migueis, M. & Coelho, A. (2017). Limites Invisíveis, um projeto de educação na natureza. III Encontro Nacional Workshops e Formação em Educação CreAtiva. Colégio S. João de Brito: Lisboa.

Figueiredo, A., Duque, I. Vale, V., Coelho, A. Migueis, M.; Pinho, L. & Bigotte, E. (2017). Limites Invisíveis: Uma abordagem educativa na natureza. XII Congresso de Neurociências e Educação Especial. Viseu: Psicosoma.

Figueiredo, A.; Migueis, M.; Coelho, A.; Vale, V.; Bigotte, E.; Duque, I. & Pinho, L. (2017). Invisible Limits Project: Innovative outdoor learning approach in Portugal. Comunicação integrada no painel “Outdoor Play and Learning SIG: Challenges and Opportunities” apresentada na 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights” (p.109). Bologna, Italy, Alma Mater Studiorium Università Di Bologna, 29 de agosto a 1 de setembro.

Coelho, A., Duque, I., Vale, V., Pinho, P., Bigotte, E., Figueiredo, A. & Migueis, M. (2017). Limites Invisíveis: A natureza com espaço educativo. XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências| I Seminário Internacional de Educação em Ciências. Viena do Castelo: ESE Viana do Castelo.

Migueis, M., Bigotte, E., Figueiredo, A., Coelho, A., Vale, V., Duque, I. (2018). Limites invisíveis: a perspetiva dos pais sobre o programa casa da mata. 1º Congresso internacional Integrando saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em Educação, realizado de 19, 20 e 21 de abril na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.

Figueiredo, A., Duque, I., Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V. & Migueis, M. (2018). Abordagem na natureza como contexto de desenvolvimento e de bem-estar. IV Congresso da Ordem dos Psicólogos: Psicologia na prevenção e promoção do desenvolvimento das pessoas, coesão social e crescimento económico, 12 – 15 de setembro. Braga: Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Figueiredo, A., Migueis, M., Vale, V., Coelho, A., Bigotte, E. & Duque, I. (2018). Projeto Limites: a perceção das crianças. XIV Congresso Ciências Culturais e Cidadanias (SPCE), 11 – 13 de outubro. Coimbra: UC/FPCE.

Figueiredo, A., Duque, I., Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V. & Migueis, M. (2018). Comunicação por convite apresentada a estudantes de professores da Queen Maud College University – Education in nature: new approach in Portugal. Noruega: Queen Maud College University.

Migueis, M., Bigotte, E., Duque, I., Coelho, A., Vale, V., Figueiredo, A. & Pinho, L. (2018). Limites Invisíveis: Um projeto de educação em ambiente natureza. Seminário Inovação Social, Empreendedorismo e Sustentabilidade nas Instituições Sociais, 17 de outubro. Anadia: Câmara Municipal de Anadia.

Duque, I., Pinho, L., Coelho, A., Vale, V., Figueiredo, A., Migueis, M. & Bigotte, E. (2018). Narrativa de um projeto na natureza. ANIP – XIII CONGRESSO Nacional de Intervenção Precoce & III SEMINÁRIO Espaços para a Infância, 20 de outubro. Coimbra: ANIP.

igueiredo, A., Coelho, A., Bigotte, E., Migueis, M. & Duque, I. (2018). Limites Invisíveis: Abordagem educativa na natureza. V Encontro CPCJ’s – Ser mãe/pai no Séc. XXI, novos desafios na parentalidade. Mealhada: CPCJ.

Figueiredo, A., Migueis, M., Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V., Duque, I. & Pinho, L. (2018). Limites Invisíveis: Programas educativos na natureza crianças 3 aos 10 anos. IV SLBEI.

Figueiredo, A., Duque, I., Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V., Pinho, L., Migueis, M. (2018). Comunicação por convite, apresentada a forest pedadogs e professores da UCSYSD – Limites Invisíveis: Education in Nature. Esbjerg: UCSYSD.

Bigotte de Almeida, E., Duque,I., Pinho,L., Coelho,A.,Vale,V., Figueiredo, A., Miguéis, M. (2018) Co-promoção para a implementação de um projeto em ambiente natureza: Limites Invisíveis, III Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento, 7 e 10 de novembro, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

Duque, I., Bigotte, E., Coelho, A., Vale. V. & Figueiredo, A. (2019). Comunicação-Ação de sensibilização por convite – Brincar lá fora: a importância da exploração da natureza. Anadia: CAPPA.

M. Migueis, Duque, I. Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V. & Figueiredo, A. (2019). Projeto Limites Invisíveis, educação na natureza. Comunicação por convite apresentado aos alunos do programa de pós-graduaçao em educação da UNISUL – Sc, Brasil.

Poster

Figueiredo, A., Duque, I. Migueis, M. Coelho, A., Vale, V., Bigotte, E. & Pinho, L. (2017). Projeto Limites Invisíveis: Uma abordagem educativa na natureza. I Fórum Cidtff. Aveiro: UA.

Figueiredo, A., Coelho, A., Duque, I., Bigotte, E., Migueis, M. & Vale, V. (2018). Limites Invisíveis: Programas Casa da Mata. II Fórum CIDTFF, 4 de julho. Aveiro: UA/DEP.

municação a convite   – Cinoterapia: a equidade na desigualdade. In Universidade da Beira Interior (Ed.), VII Fórum de Psicologia da Universidade da Beira Interior. Covilhã.

Rodrigues Mariano, C., & Bigotte de Almeida, M. E. (2019). Projeto cinoterapia: forma de intervenção nas necessidades educativas especiais. XV Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogia. Corunha, Espanha: Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía.

Rodrigues Mariano, C., & Bigotte de Almeida, M. E. (2020). Projeto cinoterapia: forma de intervenção nas necessidades de saúde especiais. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1). https://doi.org/10.17060/ijodaep

Almeida, E., Almeida, R., Duque, I. & Mendes, C. (2019). Pro(g)natura: a tecnologia em articulação com a educação na natureza. Atas da 14.ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, de 19 a 22 de junho, 2019. Coimbra: ISCAC.

Duque, I., Dinis, N. & Migueis, M. (2019). Com quantos saberes se faz uma cabana. Atas I Seminário Internacional de Educação Matemática na Teoria Histórico-Cultural e IV Seminário Interinstitucional de Educação Matemática Unisul, Unesc, Unibave, Uesp, realizado nos dias 18 e 19 de outubro de 2019, na Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus de Tubarão – Bloco Sede.

Duque, I., Migueis, M., Bigotte de Almeida, E., Almeida, R. & Mendes, C. (2019). PRO(g)NATURA: um programa educativo em ambientes natureza e tecnológico. Livro de resumos CIDInE – Colóquio Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras, de 25 a 26 de outubro. Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

Bigotte de Almeida, E., Duque, I., Almeida, R. & Mendes, C. (2019). PRO(g)NATURA – Scratch e natureza: uma primeira abordagem. SIIE 2019, Simpósio Internacional de Informática Educativa de 21 a 23 de Novembro, Tomar: Instituto Politécnico de Tomar.

Informações sobre Formações

Há procura de ajuda? Entre em contato conosco