CASPAE colaborou com a Universidade de Coimbra
O Parque Bairros ConVida e o Planalto do Ingote receberam a Escola de Verão Casa Saudável e têm novas propostas de intervenção, co-construídas com base na avaliação de diagnóstico realizada com crianças, jovens da Associação Juvenil CódiAtómiko e representantes dos Projetos Trampolim E8G e Bairros ConVida.
O CASPAE agradece esta semana de partilha e enriquecimento. Muito obrigado à organização e a todos os participantes desta iniciativa. Escola de Verão Casa Saudável é uma iniciativa da Universidade de Coimbra em colaboração com o CASPAE; URBiNAT, um projecto coordenado pelo CES, e CASA/Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, entre outros.
O projeto Trampolim – E8G é um projeto promovido pela Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações e pelo Alto-Comissariado para as Migrações/Programa Escolhas e é cofinanciado pelo PO ISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. O Trampolim E8G funciona em consórcio, promovido pelo Município de Coimbra e gerido pelo CASPAE.
Bairros ConVida foi desenvolvido pelo CASPAE, de outubro de 2021 a outubro de 2022, em parceria com o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra com o apoio da Associação Juvenil Códigatomiko e União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a colaboração do Projeto Trampolim E8G, Projeto GerArte e do ATL da Cáritas Diocesana de Coimbra, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis , uma iniciativa criada pela Resolução de Conselho de Ministros.
Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação
A coordenadora do Projeto Bairros ConVida foi convidada a participar na Mesa Redonda – O que nos une?, do I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação, na Escola Superior de Educação de Coimbra no dia 17 de julho de 2023. Na sua comunicação, intitulada “Educação na natureza e laços de vizinhança na requalificação da área urbana” (por Isabel Duque e Emília Bigotte de Almeida), Isabel Duque apresentou alguns resultados da implementação deste projeto, de 2021 a 2022.
Bairros ConVida foi desenvolvido pelo CASPAE, de outubro de 2021 a outubro de 2022, em parceria com o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra com o apoio da Associação Juvenil Códigatomiko e União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a colaboração do Projeto Trampolim E8G, Projeto GerArte e do ATL da Cáritas Diocesana de Coimbra, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis , uma iniciativa criada pela Resolução de Conselho de Ministros.
Temos medalhas!
Realizaram-se nos dias 21, 22 e 23 de julho em Famalicão os Campeonatos Nacionais de Infantis. Estiveram presentes 478 atletas em representação de 108 clubes. Para participarem nestes campeonatos os atletas tinham que fazer dois tac´s ( tempos acesso a campeonatos) onde o tac aos 200 metros estilos era obrigatório.
Pelo CASPAE nadaram Leonor Almeida (vice campeã nacional aos 200 metros bruços), Sara Lima (5º lugar aos 100 metros costas). Na classificação geral (somatório das 4 provas) Leonor Almeida alcançou o 25º lugar com 20,5 pontos e Sara Lima o 76º lugar com 7.5 pontos em 109 atletas.
Scratch 4All foi notícia na Cooletiva!
Scratch 4All, “a combinação perfeita de educação, diversão, autonomia e criatividade” foi notícia na Cooletiva.
Leia a notícia aqui e saiba o que os pequenos e graúdos dizem sobre este Projeto do CASPAE.
Desde janeiro de 2023, que o projeto é cofinanciado pelo Município de Coimbra e tem como parceiro o ISEC/IPC e financiamento do Portugal Inovação Social. Até 2022, foi desenvolvido pelo CASPAE em parceria com a Inova-Ria Associação de Empresas de Aveiro, com patrocínio e co- financiado pela União Europeia.
Junho
CASPAE organizou Torneio de Corfebol
Realizou-se no dia 10 de junho um Torneio de Corfebol organizado pelo CASPAE no Pavilhão Mário Mexia em Coimbra. Tivemos várias Escolas presentes neste torneio, onde várias crianças estiveram em atividade física praticando uma modalidade que não é tão conhecida, defendendo a sua escola da melhor forma possível. A Escola da EB1 Quinta das Flores foi a grande vencedora do torneio demonstrando já um nível de conhecimento da modalidade bastante assinalável. Tiveram todos muitos jogos onde conseguiram colocar em prática tudo o que foram aprendendo nas suas aulas de Atividade Física e Desportiva. Saíram muitas crianças felizes e isso deixa-nos muito contentes.
CASPAE esteve no Encontro Anual da Comissão Europeia com a Autoridade de Gestão do POAPMC
No âmbito das boas práticas implementadas na execução do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, o CASPAE foi convidado a participar no Encontro Anual da Comissão Europeia com a Autoridade de Gestão do PO APMC. Neste encontro esteve presente a Presidente de Direção do CASPAE, Dra. Maria Emília Bigotte de Almeida e a Dra. Cátia Mariano que apresentaram as boas práticas implementadas na realização das medidas de acompanhamento deste programa.
O POAPMC, co financiado pela União Europeia. Para o Concelho de Coimbra, tem como entidade coordenadora o CASPAE e entidades mediadoras o Centro de Acolhimento João Paulo II-Cbr , CASS – Centro de Apoio Social de Souselas, Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês, CASPAE e Centro Social Cultural e Recreativo de Quimbres . Este programa tem a gestão do POAPMC em que 85% é financiado pelo FEAC e 15% pelo orçamento de estado.
CASPAE e Municício de Olso estabelecem colaboração para garantir o bem-estar das crianças em situação de emergência social
O CASPAE em parceria com o Município de Oslo promoveu uma ação de formação em Coimbra, dirigida por Younas Mohammad-Roe, Diretor da Emergency Child Care Unit da mesma cidade. Esta unidade trata-se de um serviço público norueguês, que tem por missão garantir o bem-estar das crianças quando estas estejam em situações de emergência ou de crise. A intervenção consiste numa abordagem especializada e eficaz por profissionais da área social realizada em estreita colaboração com as forças segurança e serviços de proteção à infância. Reconhecendo a necessidade de replicar o modelo norueguês em Portugal foi firmada uma colaboração entre o CASPAE, o Comando Territorial de Coimbra da GNR, o Comando Distrital da PSP de Coimbra, a CPCJ de Coimbra e a FAF, Sociedade de Advogados. Profissionais de cada uma das organizações portuguesas foram capacitados, perfazendo 11 no total, visando a conceção e implementação de um projeto concertado em parceria.
CASPAE organizou o I Colóquio Nacional de Reflexão sobre a Humanização Digital da Saúde e no Cuidado do Idoso
O I Colóquio Nacional de Reflexão sobre a Humanização Digital na Saúde e no Cuidado do Idoso
realizou-se no dia 26 de junho. O evento teve lugar no Auditório do ISEC e contou com a participação de diversas entidades, tanto privadas como públicas, ligadas às áreas da ação social, saúde e tecnologia. Este momento representou um marco significativo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o setor da saúde e, em particular, no cuidado dedicado aos idosos. O foco central do evento foi a reflexão sobre a humanização digital, uma abordagem que visa aliar a tecnologia ao cuidado dos humanos, visando o bem-estar e a qualidade de vida dos indivíduos mais vulneráveis.
Foram ainda apresentados os resultados do Projeto QuintAAL, por Sofia Madureira, coordenadora do projeto.
O I Colóquio Nacional de Reflexão sobre a Humanização Digital na Saúde e no Cuidado do Idoso foi organizado pelo CASPAE, em parceria com a ONECARE, com o apoio do ISEC/IPC, no âmbito do encerramento do Projeto QuintAAL.
O Projeto QuintAAL foi desenvolvido pelo CASPAE em parceria com o Centro Sócio Cultural Polivalente São Martinho, o Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês e CASS – Centro de Apoio Social de Souselas, no âmbito do Portugal Inovação Social- PO ISE, com co financiamento da União Europeia. Contou com o apoio de APDPk Coimbra; ANGES; PSP Coimbra; ESEnfC/IPC; ESTESC/IPC; ISEC/IPC; IASFA Coimbra. Este Projeto contou com Investidores Sociais, nomeadamente a Cleanwatts Portugal S.A e a Bluepharma.
Scratch 4All encerra ano letivo com evento no ISEC
No passado dia 21 de junho, realizou-se no Auditório do ISEC/IPC o Evento de Encerramento de ano letivo 2022/2023 do Projeto Scratch4All. Estiveram presentes alunos das 34 turmas participantes que apresentaram os seus projetos e participaram diversas atividades relacionadas com a tecnologia e programação. No final do evento procedeu-se à entrega de prémios aos melhores trabalhos tendo sido atribuídos 3 prémios monetários, com o apoio do Crédito Agrícola, aos três primeiros lugares e duas 2 menções honrosas. A iniciativa Scratch4All promove a utilização da programação Scratch tendo, nos últimos 3 anos, formado mais de 4000 alunos. O projeto em causa, tendo por base o currículo letivo do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, pretende interligar a programação e temas transversais como a educação financeira, educação rodoviária, educação para a cidadania, entre outros.
O Scratch4All, promovido pelo CASPAE, é co financiado, desde janeiro de 2023, pelo Município de Coimbra, tendo como parceiro o ISEC/IPC. Até ao final de 2022, este projeto foi desenvolvido pelo CASPAE em parceria com a Inova-Ria Associação de Empresas e co financiado pela União Europeia, com o apoio do ISEC/IPC.
Maio
Reunião Internacional e formação aconteceram na Eslováquia
Nos dias 24 e 25 de abril, realizou-se mais uma reunião internacional do Projeto Glow, desta vez em Modra, na Eslováquia. Estiveram presentes as duas coordenadoras nacionais deste projeto, Carla Gonçalves e Isabel Duque, e a Presidente do CASPAE, Emília Bigotte de Almeida. Os trabalhos envolveram, nomeadamente, a visita a organizações educativas e a preparação da formação dos embaixadores GLOW de Portugal, Dinamarca, Noruega, Chipre, Macedónia do Norte e Noruega.
Nos dias 26, 27 e 28 de abril, o Projeto GLOW promoveu uma ação de formação para os embaixadores da metodologia GLOW, também em Modra, na Eslováquia. De Portugal, participaram a Carla Mussá, Cátia Faria, Eunice Bernardes e Sílvia Martins, as embaixadoras no CASPAE. Foi uma experiência enriquecedora, organizada pelos parceiros da Dinamarca e Eslováquia, com o momento formativo dinamizado pelos coordenadores de todos os parceiros deste Projeto.
O Projeto GLOW tem como parceiros a Danish Nature Approach (Dinamarca), Frederik University e Synthesis Center for Research and Education Limited (Chipre); Eco Logic (Macedónia do Norte), Strom Zivota (Eslováquia), Sølvstuffen Barnehage (Noruega) e o CASPAE (Portugal) e é financiado pelo Programa Erasmus+ – KA220|SCH – Cooperation partnerships in school education – Erasmus Plus.
Bairros ConVida marcam presença no encontro Bairros Saudáveis
O CASPAE esteve no Porto para a 1.ª sessão de prestação de contas do Programa Bairros Saudáveis. Em representação do CASPAE, estiveram presentes Emília Bigotte de Almeida, Presidente da Direção da Instituição, e Isabel Duque, Coordenadora do Projeto Bairros ConVida, desenvolvido no âmbito deste Programa. Neste encontro, que reuniu projetos da zona Centro e Norte, a Coordenadora Nacional do Programa Bairros Saudáveis, Helena Roseta, e o Sr. Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, brindaram o público com boas notícias: Vai mesmo haver novo financiamento da nova edição deste programa!
Bairros ConVida foi desenvolvido pelo CASPAE, de outubro de 2021 a outubro de 2022, em parceria com o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra , com o apoio da Associação Juvenil Códigatomiko e União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a colaboração do Projeto Trampolim E8G, Projeto GerArte e do ATL da Cáritas Diocesana de Coimbra, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, uma iniciativa criada pela Resolução de Conselho de Ministros.
Abril
Bairros ConVida foram às Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental
O CASPAE foi convidado a estar presente nas XXVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental – Aspea, de 14 a 16 de abril, em Manteigas. Neste Evento da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), Isabel Duque, coordenadora do Projeto Bairros ConVida, além de dinamizar um workshop na Serra da Estrela, apresentou a comunicação “Bairros ConVida: Educação na natureza e laços de vizinhança em zona urbana” (de Isabel Duque e Emília Bigotte de Almeida). Esta comunicação resultou nos melhores elogios por parte do público a este projeto desenvolvido de outubro de 2021 a outubro de 2022. O CASPAE agradece o convite e congratula a Aspea pela organização destas Jornadas.
Assista à apresentação aqui.
Bairros ConVida foi desenvolvido pelo CASPAE, em parceria com o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra, com o apoio da Associação Juvenil Códigatomiko e União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a colaboração do Projeto Trampolim E8G, Projeto GerArte e do ATL da Cáritas Diocesana de Coimbra, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, uma iniciativa criada pela Resolução de Conselho de Ministros.
Conheça este Projeto financiado pelos Bairros Saudáveis – Ministério da Saúde, em https://caspae.pt/PT/projetos/
Acompanhe-nos em https://www.facebook.com/groups/401433308445834
Lançamento do Manual de Boas Práticas Daqui para a Trás só para a Frente!
Foi lançado o Manual de Boas Práticas Daqui para a Frente só para Trás num evento online dirigido pelos/as jovens autores/as. Este visa promover os direitos das crianças com progenitores/as ou representantes legais em detenção e/ou reclusão.
Aceda ao manual aqui
Este foi um evento integrado no mês de Abril – mês de prevenção dos maus tratos na infância e realizado com o apoio do LiquidÂmbar, de Plug Produções e Th3end01.
Assista à apresentação aqui.
O Projeto Agentes de Transformação – 3C´S, está enquadrado no Eixo 2 – Apoiar e defender os direitos humanos do Programa Cidadãos Ativ@s. Tem por objetivo envolver jovens – filhos/as de pais/mães (ex)reclusos/as, mas também jovens sem esta experiência -, profissionais e pais. Utiliza um modelo de trabalho em rede colaborativo para dar visibilidade, apoiar, defender e capacitar na defesa dos direitos humanos, particularmente dos direitos das crianças e jovens filhos/as de pais/mães reclusos/as. É implementado pelo CASPAE 10 e pelos parceiros For Fangers Pårørende; Associação Juvenil Codigatómiko; DGRSP; Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; CPCJ de Coimbra e Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel. O seu financiamento é proveniente da Islândia, Liechtenstein e Noruega através do Active Citizens Fund/EEA Grants – Programa Cidadãos Ativ@s -, cuja responsabilidade de gestão em Portugal é da Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto
Março
Temos medalha!
Realizou-se nos dias 24,25 e 26 de março nas Piscinas Municipais de Bragança o Torneio Zonal Norte.
Estiveram presentes 273 atletas em representação de 50 clubes. Para estarem presentes no zonal os nadadores obrigatoriamente tinham que ter dois tempos ( um deles aos 200m estilos) Pelo CASPAE nadaram Sara Lima e Leonor Almeida que estiveram em bom nível melhorando os tempos nas quatro provas em nadaram. Destacar a estreia de Sara Lima nos zonais e a medalha de prata de Leonor Almeida aos 200m Bruços.
Fevereiro
Capacitação da equipa
Numa aposta na formação dos seus trabalhadores, o CASPAE esteve presente no FoodLab: From the lab to the plate.
Isabel Duque, professora em projetos de educação na natureza no CASPAE, foi selecionada pela ASPAE para estar presente no intercâmbio em Salceda de Caselas (Galiza), de 30 de janeiro e 3 de fevereiro. Este programa de capacitação youth workers Exchange – “Hortas comunitárias segundo o modelo CSA (Community Suported agriculture), integrou participantes de Portugal, Espanha, Tunísia e Albânia e foi co-financiado pela União Europeia – Erasmus+.
Academia Desportiva CASPAE
No dia 5 de Fevereiro o CASPAE esteve presente no 9º Torneio Cidade de Pombal. Neste torneio o CASPAE esteve representado por cinco atletas infantis, Mariana Araújo, Simão Diogo, João Coelho, Sara Lima, Leonor Almeida e pelo treinador Nuno Ferreira. Parabéns aos atletas pelos resultados obtidos e à organização do torneio.
Nos dias 18 e 19 de fevereiro, na Piscina Rui Abreu, realizou-se o Torneio Nadador Completo do escalão de cadetes. Nesta exigente prova o CASPAE esteve representado pelos atletas Matilde Almeida, Laura Cardoso, Lara Fonseca, Maria Adro, Miguel Barata, André Seco, Matias Tavares, João Martins, Rodrigo Monteiro, Lourenço Bessa e pelo seu treinador Diogo Ferreira. A todos os parabéns pelas suas prestações.
Janeiro
Vernissage “Ponto de Fuga”
Realizou-se no dia 13 de janeiro o Vernissage “Ponto de Fuga”, do Mu(n)dArte.
Estiveram presentes cerca de 100 convidados, de entre os quais família e amigos dos aprendizes de artistas com obras em exposição. Marcaram ainda presença Verónica Vasconcelos, em representação da Direção do CASPAE e seus Coordenadores, e Dora Simões, em representação da Senhora Vereadora Ana Cortez Vaz, e o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santo António do Olivais, José Francisco Rodeiro. Andrea Cris Sponchiado Tomicioli, Coordenadora do Mu(n)dArte e organizadora deste Vernissage, galardoou os seus aprendizes de artistas que têm expostas 32 obras. Esta exposição estará aberta ao público nos dias dias 19 e 20 de janeiro, das 14h00 às 18h00 e dias 16 e 18 de janeiro, das 14h00 às 19h30, na loja 67 da Rua dos Combatentes da Grande Guerra, em Coimbra.
Academia Desportiva CASPAE
Realizou-se no dia 22 de janeiro no Complexo Olímpico de Piscinas a Taça Velocidade destinada aos escalões Infantis e Absolutos.
Esta prova foi a primeira do ano 2023 e o CASPAE esteve representado pelos seguintes atletas: Ana Cruz,Mariana Araújo,Francisco Santos,Manuel Gaspar,Simão Diogo,Guilherme Ferreira,João Coelho,Sara Lima, Leonor Almeida ( infantis), Pedro Leitão,Laura Ribeiro,Rodrigo Lima ( juvenis) e pelo treinador Nuno Ferreira.
Foi aprovado o Projeto CiviAct
O projeto CiviAct é um projeto promovido pelo CASPAE, que está enquadrado no Eixo 3- Empoderar os grupos vulneráveis – do Programa Cidadãos Ativ@s.
Este projeto, que terá início em fevereiro, tem por objetivo empoderar, através de processos participativos, jovens, cidadãos provindos de contextos vulneráveis da cidade de Coimbra.
CiviAct será implementado pela parceria através de ações de capacitação em voluntariado (ação central), mas com recurso a capacitação pela arte, integrando o Teatro do Oprimido, metodologia de intervenção social.
É promovido com financiamento proveniente do Active Citizens Fund/EEA Grants – Programa Cidadãos Ativ@s -, cuja responsabilidade de gestão em Portugal é da Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. É implementado pelo CASPAE 10 e pelo parceiro Câmara Municipal de Coimbra.
2022
Novembro
A atividade Scratch on Road regressou às escolas!
Com recurso a unidades móveis, esta atividade promove a compreensão do conceito de programação e o desenvolvimento do raciocínio lógico através da criação de animações, jogos e muito mais utilizando a ferramenta Scratch.
O projeto Scratch4All é desenvolvido pelo CASPAE e permite que alunos da região centro tenham contacto com as novas tecnologias, iniciando a sua aprendizagem ao nível da programação. Contando com o apoio fundamental de 19 empresas/instituições, no presente ano letivo o projeto abrange 34 turmas.
Projeto Scratch 4All no Roteiro INCoDe.2030
No dia 10 de novembro, o Projeto Scratch 4All esteve presente no Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital, com uma magnifica apresentação pelo seu coordenador, Ricardo Almeida.
Conheça este projeto desenvolvido em parceria com a Inova-Ria Associação de Empresas, co financiado pela União Europeia, em https://caspae.pt/PT/all-in-scratch/
Resíduos são memórias vivas
No dia 19 de Novembro realizou-se o evento ”Resíduos são memórias vivas” no mercado Municipal de Coimbra. O CASPAE promoveu, através do projeto GerArte, uma ação integrada nas celebrações da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR). Esta realizou-se no Mercado Municipal de Coimbra D. Pedro V. Contámos com mais de 65 participantes de várias entidades e projetos. Desde já um agradecimento a todas as entidades parceiras que se envolveram na organização do evento, entre elas a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), o Col.Eco, a associação Há Baixa, O CCI – Cáritas Diocesana de Coimbra, o projeto QuintAAL, o projeto Bairros Convida, o Departamento Clínico CASPAE – Espaço Concentro, a Associação Juvenil CódigAtómiko, a Associação Heranças do Passado. Um agradecimento especial também à Renasceia, à Praça do Mercado D. Pedro V, à Câmara Municipal de Coimbra, e ao Sr. Vereador Miguel Fonseca, por todo o apoio prestado e por terem estado presentes.
Veja as notícias em: https://www.noticiasdecoimbra.pt/campanha-residuos-sao-memorias-vivas-esta-em-coimbra-para-consciencializar-criancas-e-idosos/ https://coimbracoolectiva.pt/2022/11/17/coisas-para-fazer-em-coimbra-39/?doing_wp_cron=1669291704.3740980625152587890625
O projeto GerArte é promovido e gerido pelo CASPAE, centra-se no eixo 4 do +CO3SO e é financiado e apoiado pelo Centro2020 , Portugal 2020 e pela União Europeia Fundo Social Europeu . Tem como parceiro principal a Baixa de Coimbra e a Acm Coimbra Ymca.
Outubro
Projeto Agentes de Transformação 3C’s inspirou-se
No âmbito da visita a Oslo tivemos o privilégio de conhecer modelos Noruegueses inspiradores, alguns dos quais passíveis de replicação em Portugal para promoção dos Direitos das crianças com figuras parentais de referência em detenção ou reclusão. Foi realizada reunião com os parceiros Noruegueses FFP e consultor Peter Sharff Smith tendo sido realizadas recomendações sobre a Toolbox a ser coconstruída para capacitação de profissionais. Conhecemos a Prisão feminina Bredtveit e a Prisão masculina de Halden e ainda o Serviço de apoio Social infantil de emergência, que colaboram com as forças de segurança quando haja situações que impliquem as crianças, designadamente em buscas ou detenções. Novas propostas de projetos haverão em breve por parte do CASPAE e seus parceiros.
A colaboração é a palavra-chave
O trabalho colaborativo intersetorial entre as áreas da Justiça, Segurança, Social e Educação, é a chave para a prossecução positiva dos objetivos propostos pelo projeto Agentes de Transformação 3C´s. No Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Coimbra, com a participação de dirigentes ou representantes de organizações responsáveis pela coconstrução da Toolbox deu-se continuação à elaboração de ferramentas, que visam vir a ser um contributo para uma atuação dos profissionais, consonante com a salvaguarda dos direitos das crianças, cujos progenitores ou representantes legais, se encontrem num processo de detenção e/ou reclusão. Colaboram nesta ação o CASPAE, DGRSP, CPCJ de Coimbra, Agrup. de Escolas RSI, CEJ, GNR, PSP, CRIA, FAF – sociedade de advogados, Projeto Trampolim E8G, Ass. Cigana de Coimbra.
O Projeto Agentes de Transformação 3C’s é promovido pelo CASPAE, com financiamento do Active Citizens Fund/EEA Grants – Programa Cidadãos Ativ@s -, e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto . Tem como parceiros, For Fangers Pårørende (FFP) , Associação Juvenil CodigAtómiko, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra e Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra.
Conheça este Projeto em https://caspae.pt/PT/agentes_transformacao_3c/
Encerramento para novas portas abertas
Realizou-se no dia 07 de outubro o evento de encerramento do Projeto Bairros ConVida. Além de Emília Bigotte, Presidente de Direção do CASPAE, promotor deste projeto, estive também presente Elsa Figueiredo, em representação do parceiro – o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel. Este momento reuniu ainda cidadãos e organizações que apoiaram e colaboraram com este Projeto, nomeadamente o Sr. Presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia, a Presidente de Direção da Associação Juvenil Códigatomiko, Maria Leonor Gomes, assim como representantes dos Projetos GerArte e Trampolim E8G e do ATL da Cáritas Diocesana de Coimbra. Mas, claro, este evento contou com a presença de muitos elementos da comunidade, muitos deles reconhecidos pelo seu envolvimento na construção do Parque Bairros ConVida. Foi uma festa animada pelo músico Patrik e dedicada às famílias. O CASPAE agradece a todos a presença neste evento, mas também a forma como toda a comunidade tem usufruído e zelado por aquele parque. A todos e a todas, muito obrigado. O Bairros ConVida é de todos!
Bairros ConVida é desenvolvido pelo CASPAE, em parceria com o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra, com o apoio da Associação Juvenil Códigatomiko e União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a colaboração do Projeto Trampolim E8G, Projeto GerArte e do ATL da Cáritas Diocesana de Coimbra, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, uma iniciativa criada pela Resolução de Conselho de Ministros.
Conheça este Projeto financiado pelos Bairros Saudáveis – Ministério da Saúde, em https://caspae.pt/PT/projetos/
Acompanhe-nos em https://www.facebook.com/groups/401433308445834
O GLOW começou as atividades em Coimbra
Os CATL dos Olivais e de S. Martinho já iniciaram as suas sessões no exterior! As crianças partilharam que gostaram muito destes finais de tarde em lugares onde o verde da cidade e o brincar se encontram. Juntar-se-ão mais dois centros a esta aventura, que permitirá às crianças terem tempo de exploração dos espaços que circundam as nossas escolas.
O Projeto GLOW tem como parceiros a Danish Nature Approach (Dinamarca), Frederik University e Synthesis Center for Research and Education Limited (Chipre); Eco Logic (Macedónia do Norte), Strom Zivota (Eslováquia), Sølvstuffen Barnehage (Noruega) e o CASPAE (Portugal) e é financiado pelo Programa Erasmus+ – KA220|SCH – Cooperation partnerships in school education.
Setembro
Pensar a Educação
O CASPAE apresentou o Teatro Legislativo “Pensar a Educação”, uma das formas/técnicas de ações dramáticas do Teatro do Oprimido, no dia 12 de setembro na Baixa de Coimbra. “Pensar a Educação” resulta de processo coconstruído envolvendo jovens residentes no Planalto do Ingote e profissionais de diferentes organizações e projetos como o Trampolim E8G (financiado pelo Programa Escolhas), com encenação de Diogo Carvalho, tendo por inspiração o conto infantil Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll). Estiveram presentes 35 pessoas no Café Santa Cruz, de entre as quais a Dra Emília Bigotte (CASPAE), Dr. Pedro Carrana (CMC), Dra. Daniela Sequeira (FAF, Sociedade de Advogados) e Professora Margarida Lima do grupo de Teatro InterDito (FPCE UC), enquanto profissionais especialistas. Estes observaram fazendo o registo das reflexões ou soluções partilhadas, pelos espetadores intervenientes, sobre as problemáticas inerentes ao sistema educativo formal atual. Partindo das inquietudes partilhadas pelos jovens designadamente em torno de causas e consequências do absentismo e abandono escolar precoce provocou-se a interação coletiva, reflexão livre e partilha no encontro de propostas conscientes para a transformação social.
Companhia do Estudo
CASPAE apoia companhia do estudo da Critical Software.
Conheça este programa de voluntariado que combate a desigualdade social na educação, através do link abaixo: https://www.noticiasdecoimbra.pt/critical-software-prepara-se-para-a-segunda-edicao-da-companhia-do-estudo/
Visita a Oslo
A Presidente de Direção do CASPAE, da Associação Juvenil CodigAtómiko e equipa do projeto Agentes de Transformação 3C´s partiram rumo a Oslo para aprofundar conhecimento sobre boas práticas na promoção dos Direitos da Criança com progenitores ou representantes legais em detenção ou reclusão. Em breve teremos mais notícias sobre esta visita internacional.
Acompanhe o projeto em: https://www.facebook.com/groups/3000567563523848
O Projeto Agentes de Transformação – 3C´S, utiliza um modelo de trabalho em rede colaborativo para dar visibilidade, apoiar, defender e capacitar na defesa dos direitos humanos, particularmente dos direitos das crianças e jovens filhos/as de pais/mães reclusos/as. É promovido com financiamento proveniente do Active Citizens Fund/EEA Grants – Programa Cidadãos Ativ@s -, cuja responsabilidade de gestão em Portugal é da Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. É implementado pelo CASPAE 10 e pelos parceiros For Fangers Pårørende (FFP); Associação Juvenil Codigatómiko; DGRSP; Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; CPCJ de Coimbra e Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.
Ser Voluntário
As formações ”Ser Voluntário” do CASPAE tiveram início no passado dia 29 de Setembro. Foram apresentados todos os direitos e deveres dos voluntários como também foi apresentada a Instituição CASPAE. Juntou um grupo de voluntárias que irão colaborar com o projeto GerArte na dinamização de futuras atividades e sessões a elaborar. O grupo é composto por 7 estudantes da Escola Secundária Infanta Dona Maria, pertencentes a um núcleo candidato à Associação de Estudantes.
Doe e dê o seu contributo em: www.caspae.pt/PT/gerarte/
O projeto GerArte é promovido e gerido pelo CASPAE, centra-se no eixo 4 do +CO3SO e é financiado e apoiado pelo Centro2020, Portugal2020 e pela união Europeia- Fundo Social Europeu. O projeto tem como principais parceiros a Associação Cristã da Mocidade (ACM) e a Agência para a promoção da baixa de Coimbra (APBC) Venha conhecer o projeto GerArte e faça parte desta missão.
Agosto
Programa de Ocupação de Tempos Livres – Bairro em Movimento
A Associação Juvenil Códigatomiko, parceira do Projeto Bairros ConVida, está a promover um Programa de Ocupação de Tempos Livres – Bairro em Movimento, no âmbito dos OTL do Instituto Português do Desporto e Juventude. O Bairros ConVida juntou-se a estes jovens na promoção das atividades e o impacto da motivação das crianças e jovens no espaço está a superar as expectativas!
Sessão de encerramento do OTL
Terminou o OTL promovido pela Associação Juvenil Códigatomiko em parceria com o Projeto Bairros ConVida. A sessão de encerramento ficou marcada pela confeção de pizza no forno comunitário e pela certeza verbalizada pelos jovens que tanto acrescentaram ao Parque Bairros ConVida: “Ainda vamos voltar! Falta fazermos muitas coisas.”(V.) e “Que orgulho fazer parte disto!” (L.)
Bairros ConVida é desenvolvido pelo CASPAE, em parceria com o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra, com o apoio da Associação Juvenil Códigatomiko e União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a colaboração do Projeto Trampolim E8G, Projeto GerArte e do ATL da Cáritas Diocesana de Coimbra, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, uma iniciativa criada pela Resolução de Conselho de Ministros.
Projeto Agentes de Transformação 3C´s promove qualificação organizacional
O CASPAE tem vindo a desenvolver uma qualificação organizacional, fundamental para fortalecimento e consolidação do CASPAE, enquanto instituição e no cumprimento da sua missão social, através da execução de um conjunto de medidas de consultoria e mentoria de equipas levada a cabo pela KSOCIAL. Esta componente de Capacitação da Organização reflete-se na execução do projeto Agentes de Transformação 3C´s.
O projeto Agentes de Transformação 3C´s é promovido pelo CASPAE 10, sedeado em Coimbra, com financiamento proveniente da Islândia, Liechtenstein e Noruega através do Active Citizens Fund/EEA Grants – Programa Cidadãos Ativ@s -, cuja responsabilidade de gestão em Portugal é da Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. É implementado pelo CASPAE 10 e pelos parceiros For Fangers Pårørende; Associação Juvenil Codigatómiko; DGRSP; Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; CPCJ de Coimbra e Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.
Julho
Evento final Prosseguir+
Realizou-se no dia 2 de julho o evento final de encerramento atividade Prosseguir+ no parque Bairros ConVida, junto à EB1 do Ingote. Dez Professores do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, que realizaram esta formação promovida pelo Projeto Trampolim E8G. Além dos Professores e representantes do AERSI, estiveram presentes crianças das turmas destes professores e suas famílias, tendo os certificados de participação sido entregues por Doutor Pedro Carrana, em representação da Câmara Municipal de Coimbra. Este evento, realizado em parceria com o Projeto Bairros ConVida, teve como objetivo a partilha de experiências entre todos os envolvidos, nomeadamente com exposição de produções realizadas pelos alunos.
O evento foi notícia: “As cerca de 160 crianças que participaram no programa Prosseguir +, que abrangeu nove turmas de 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, vão certamente ter saudades do ano letivo que agora terminou”, refere o Diário de Coimbra.
Leia aqui: https://www.diariocoimbra.pt/noticia/84398
VI Fórum do CIDTFF
O Prosseguir+ esteve no VI Fórum do CIDTFF – Universidade de Aveiro, representado por Isabel Duque e Marlene Migueis. Este programa de formação foi apresentado à comunidade, num trabalho da autoria de Isabel Duque, Marlene Migues, Emília Bigotte de Almeida e Ricardo Almeida, tendo ficado clara a co construção de conhecimento potenciada pelas relações institucionais e não institucionais desenvolvidas por este programa.
A Formação Prosseguir+ | Programação Scratch, natureza e flexibilidade curricular, desenvolvida pelo CASPAE, numa parceria com a Universidade de Aveiro, está, atualmente, em desenvolvimento como atividade do Projeto Trampolim E8G com professores do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra.
Projeto Agentes de Transformação 3C´s é notícia
O Projeto Agentes de Transformação 3C´s é notícia na Newsletter de junho da COPE – “Children of Prisoners Europe: spring review and wishes for the summer”. É destaque o modelo em rede colaborativo que implementa para contribuir para dar visibilidade e apoio aos direitos das crianças com figuras parentais de referência em detenção e/ou reclusão.
Promovido pelo CASPAE tem como parceiros formais a DGRSP, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC, a CPCJ de Coimbra, o Agr. de Escolas Rainha Santa Isabel, a Associação Juvenil CódiGatómiko e For Fangers Pårørende. Colaboram ativamente o Centro de Estudos Judiciários, o Comando Territorial da GNR de Coimbra, o Comando Distrital da PSP de Coimbra, o Centro em Rede de Investigação em Antropologia da UC, a FAF – Sociedade de Advogados, a Ass. Cigana de Coimbra e a Ass. Letras Nómadas.
Campeonato Interdistrital de Infantis
Realizou-se nos dias 2 e 3 de julho no Complexo Olímpico de Piscinas o Campeonato Interdistrital de Infantis ( clubes da Associação Natação de Coimbra, da Associação Natação Norte Centro de Portugal e Associação Natação Distrito de Leiria), o CASPAE esteve representado pelas atletas Leonor Almeida, Sara Lima e pelo treinador Nuno Ferreira. Leonor Almeida 2º lugar nos Interdistritais aos 200 e 100 metros bruços, 2º lugar regional aos 200m estilos e 3º lugar regional aos 100m livres. Sara Lima 3º lugar regional aos 100m costas e 2º lugar regional aos 200m costas. Parabéns pelos resultados! Agradecimento aos patrocinadores: HA Automóvel Naturdermo, Lda IdeiaFixa TUU
Junho
Fórum Regional Bairros Saudáveis do Centro
Decorreu, no dia 29 de julho, o Fórum Regional Bairros Saudáveis do Centro. O Projeto Bairros ConVida esteve presente, neste importante momento de partilha, diálogo e reflexão conjunta sobre os objetivos dos projetos e estratégias desenvolvidas. Em representação do Bairros ConVida, estiveram presentes a Dra. Emília Bigotte de Almeida, Presidente do CASPAE, e a coordenadora deste Projeto.
Bairros ConVida é desenvolvido pelo CASPAE, em parceria com o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra, com o apoio da Associação Juvenil Códigatomiko e União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a colaboração do Projeto Trampolim E8G, Projeto GerArte e do ATL da Cáritas Diocesana de Coimbra, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, uma iniciativa criada pela Resolução de Conselho de Ministros.
Make a Lab
Realizou-se no auditório do ISEC o primeiro evento Make a Lab, no passado dia 1 de junho. Contámos neste evento com a participação de alunos de três instituições de ensino: EB2,3 de Ceira, Escola Secundária Quinta das Flores e Escola Secundária Avelar Brotero. Depois de uma breve apresentação do projeto e dos seus objetivos, as sessões de sensibilização foram realizadas em três salas do Departamento de Eletrotécnia, onde os alunos tiveram a oportunidade de realizar workshops de programação e robótica.
O projeto Make a Lab, promovido pelo CASPAE, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, pretende dar resposta à problemática social, bem evidente, da presença feminina no setor da tecnologia e das engenharias, em claro desfavor das mulheres.
“Because it’s our right”
O CASPAE procedeu a tradução e legendagem em Português do vídeo “Because it’s our right” da Children Of Prisoners Europe – COPE.
Este é agora um recurso disponível no website da COPE e que será uma das ferramentas do Manual de Boas Práticas, ação do Projeto Agentes de Transformação 3C´s, criado pelos jovens da Associação Juvenil CódigAtomiko.
Poderá visualizar o vídeo em: https://childrenofprisoners.eu/because-its-our-right/ Ou através do Twitter: https://twitter.com/networkcope/status/1539222736744067072
Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Bente Grambo, dirigente da FFP (parceiro Norueguês), Carla Mendes e Cátia Mariano da equipa 3C´s apresentaram aos membros da COPE – Children of Prisoners Europe – as ações que o projeto promove centradas num modelo em rede colaborativo. Todos os parceiros formais e organizações que colaboram nas ações do 3C´s foram destaque nesta apresentação, por ser o trabalho em rede concertado fundamental na criação e implementação de respostas eficientes e eficazes que garantam o Interesse Supremo da Criança. Esta apresentação foi integrada nas reuniões de trabalho da COPE, desenvolvidas no âmbito da Conferência Internacional Children of Prisioners Europe decorrida em Cascais e acolhida pela CONFIAR. https://childrenofprisoners.eu/
O Projeto Agentes de Transformação 3C’s é promovido pelo CASPAE, com financiamento do Active Citizens Fund/EEA Grants – Programa Cidadãos Ativ@s -, e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto . Tem como parceiros, For Fangers Pårørende (FFP) , Associação Juvenil CodigAtómiko, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra e Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra.
Maio
Protocolo entre o CASPAE e a Associação Cristã da Mocidade
No dia 5 de Maio foi assinado um protocolo entre o CASPAE e a Associação Cristã da Mocidade, no âmbito do projeto GerArte. Foi celebrado o início de uma parceria que tem como intuito a promoção das entidades e a dinamização de futuras sessões conjuntas e a comercialização dos produtos confecionados pelo GerArte. Parabéns a ambas as entidades e acredita-se que esta parceria irá elevar o bom nome tanto do CASPAE como da Associação Cristã da Mocidade.
O projeto GerArte é promovido e gerido pelo CASPAE, centra-se no eixo 4 do +CO3SO e é financiado e apoiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e pela União Europeia Fundo Social Europeu . Tem como parceiro principal a Baixa de Coimbra e a Associação Cristã da Mocidade.
Projeto Bairros Convida recebeu visitas internacionais
No dia 4 de maio, o Bairros ConVida recebeu visitas da Noruega. Duas representantes da For Fangers Pårørende, que vieram a Portugal no âmbito do Projeto Agentes de Transformação 3C’s, foram ao Planalto do Ingote conhecer o que estamos a fazer com a comunidade no espaço natureza. No dia 06 foi a vez de recebermos um grupo de representantes da University of Glasgow, trazidos pela ESEC numa ação organizada pelo Projeto Trampolim E8G, que colabora com o Bairros ConVida, e o nosso parceiro, a Associação Juvenil Códigatomiko.
Bairros ConVida é desenvolvido pelo CASPAE, em parceria com o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra, com o apoio da Associação Juvenil Códigatomiko e União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a colaboração do Projeto Trampolim E8G e Projeto GerArte, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, uma iniciativa criada pela Resolução de Conselho de Ministros.
Festa do Vizinho no Planalto do Ingote
O Projeto Bairros ConVida em parceria com o Projeto Trampolim E8G, União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e Cáritas Diocesana de Coimbra, organizou a Festa do Vizinho no Planalto do Ingote. Esta organização foi assumida pela Associação Juvenil Códigatomiko, no âmbito da parceiro com o Projeto Bairros ConVida. Estiveram presentes cerca de 130 cidadão de Coimbra, numa aliança entre vizinhos da comunidade local e da comunidade da nossa cidade. Recebemos ainda, no espaço Bairros Convida, representantes da Câmara Municipal de Coimbra, a comunicação Social e, claro, parceiros dos projetos envolvidos nesta festa. O Projeto GerArte, que também nasceu no ceio desta comunidade local e que colabora hoje com o Projeto Bairros ConVida, também se fez presente, com um workshop. O Grupo Mentes Jovens, do Projeto Trampolim E8G e a Associação Juvenil Códigatomiko, com o Projeto Agentes de Transformção 3C’s, também dinamizaram atividades para a comunidade. Não faltaram a sardinha e as bifanas, confecionados pelos elementos da comunidade. A música esteve ao encargo do Grupo de Cavaquinhos de Coimbra – Giroflé, garantindo a tradição da música popular nesta festa. As farturas mesclaram, como não podia deixar de ser numa festa popular. Foi assim que se inaugurou o espaço (ainda) em construção com a comunidade: o Espaço Bairros Convida – um lugar de tempo para a ligação entre pessoas e entre estas e a natureza!
Bairros ConVida é desenvolvido pelo CASPAE, em parceria com o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra, com o apoio da Associação Juvenil Códigatomiko e União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a colaboração do Projeto Trampolim E8G e Projeto GerArte, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, uma iniciativa criada pela Resolução de Conselho de Ministros.
O Projeto Trampolim E8G é promovido pela Câmara Municipal de Coimbra, com gestão do CASPAE e financiado pelo Programa Escolhas.
Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
O CASPAE esteve hoje no 4º Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, na Universidade do Minho, para apresentar o estudo intitulado Pro(g)Natura: Flexibilidade curricular com recurso à articulação de ambientes educativos. Este em representação dos autores deste estudo Isabel Duque, tendo sido apresentado o possível impacto do Pro(g)Natura no desenvolvimento das competências transversais dos alunos participantes, na perspetiva dos encarregados de educação.
O Pro(g)Natura desenvolveu-se até 2021, com a parceria dos Projetos Limites Invisíveis, All in Scratch e Trampolim E8G. Esta abordagem está na base da Formação Prosseguir+ | Programação Scratch, natureza e flexibilidade curricular, desenvolvida pelo CASPAE, numa parceria com a Universidade de Aveiro, está, atualmente, em desenvolvimento como atividade do Projeto Trampolim E8G com professores do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra
Abril
Conferência Internacional ‘Emoções, Artes e Intervenção’
Os Projetos Agentes de Transformação 3C’s e ProjetoTrampolim E8G, com a Formação Prosseguir+, estiveram no IPL, na 3.ª Conferência Internacional ‘Emoções, Artes e Intervenção’, respetivamente, com os workshops “3C´s na promoção dos direitos das crianças com pai ou mãe em reclusão” (da autoria dos intervenientes do Projeto) e “TrampolimE8G / Prosseguir+: Promoção da participação da criança em flexibilidade curricular” (da autoria dos intervenientes do Projeto).
O Projeto Agentes de Transformação 3C’s é promovido pelo CASPAE, com financiamento do Active Citizens Fund/EEA Grants – Programa Cidadãos Ativ@s -, e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto. Tem como parceiros, For Fangers Pårørende (FFP) , Associação Juvenil CodigAtómiko, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra e Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra.
A Formação Prosseguir+ | Programação Scratch, natureza e flexibilidade curricular, desenvolvida pelo CASPAE, numa parceria com a Universidade de Aveiro, está, atualmente, em desenvolvimento como atividade do Projeto Trampolim E8G com professores do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra.
Prosseguir+ nas EB1 de Eiras e Loreto
Já iniciou a etapa do Prosseguir+ nas EB1 de Eiras e Loreto, com a participação de quatro professores e respetivas turmas, com formação em contexto natureza, Scratch e articulação com sala de aula. São mais quatro professores do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel que abraçam esta abordagem à Flexibilidade e Autonomia Curricular.
A Formação Prosseguir+ | Programação Scratch, natureza e flexibilidade curricular, desenvolvida pelo CASPAE, numa parceria com a Universidade de Aveiro, está, atualmente, em desenvolvimento como atividade do Projeto Trampolim E8G com professores do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra.
Março
QuintAAL é notícia
Leia a notícia aqui: https://jfsao.pt/2022/03/04/2a-reuniao-do-grupo-de-trabalho-para-a-questao-dos-idosos/
O Projeto QuintAAL, desenvolvido pelo CASPAE em parceria com o Centro Sócio Cultural Polivalente São Martinho , o Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês e CASS – Centro de Apoio Social de Souselas , é desenvolvido no âmbito do Portugal Inovação Social – PO ISE , com co financiamento da União Europeia.
O Projeto Limites Invisíveis foi foco de reportagem da Coletiva – Coimbra.
Leia toda a notícia em https://coimbracoolectiva.pt/2022/03/16/descobrimos-o-que-andam-a-cozinhar-nos-limites-invisiveis-do-choupal/
O Projeto Limites Invisíveis é promovido pelo CASPAE, Escola Superior de educação do Coimbra e Universidade de Aveiro, com o apoio do ICNF. Está, neste momento, ao abrigo de um protocolo entre o CASPAE e o Município de Coimbra, a receber crianças dos jardins de infância da rede pública da cidade.
[3C´s| Toolbox| Colaboração interinstitucional| Consultoria]
Os consultores da organização parceira Norueguesa FFP – Peter Smith, Bente Grambo e Nina Lauritzen – apresentaram o sistema prisional Norueguês e Boas Práticas, promovidas nos países Escandinavos, na defesa dos direitos das crianças no âmbito da detenção e/ou reclusão dos seus progenitores ou representantes legais. A partilha, de excelência, será certamente uma inspiração para a coconstrução da toolbox, por parte dos autores, dirigentes ou representantes de organizações de extrema de relevância na temática em questão.
O Projeto Agentes de Transformação 3C’s é promovido pelo CASPAE, com financiamento do Active Citizens Fund/EEA Grants – Programa Cidadãos Ativ@s, e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto . Tem como parceiros, For Fangers Pårørende (FFP), Associação Juvenil CodigAtómiko, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra e Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra.
Fevereiro
Bairros ConVida foi notícia
No dia 07 de fevereiro, o CASPAE esteve presente na reunião entre parceiros do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel no âmbito do Projeto Bairros ConVida. No seguimento da reunião, o projeto foi notícia, no Diário de Coimbra. “Isabel Duque, do CASPAE, referiu que «o que se pretende é dar vida a um espaço verde, junto à EB1 do Ingote, envolvendo a comunidade na sua valorização»” (In Diário de Coimbra de 16 de fevereiro, 2022).
O Desenvolvimento social da criança lá fora (com e na comunidade)
Nos dia 7 e 9 de fevereiro, o Projeto Bairros ConVida dinamizou um workshop para técnicos do CASPAE, sobre o Desenvolvimento social da criança lá fora (com e na comunidade). O Bairros ConVida agradece o envolvimento de todos neste projeto, que é de todos nós!
Bairros ConVida é desenvolvido pelo CASPAE, em parceria com o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra , com o apoio da Associação Juvenil Códigatomiko e União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a colaboração do Projeto Trampolim E8G , no âmbito do Programa Bairros Saudáveis , uma iniciativa criada pela Resolução de Conselho de Ministros.
Conheça este Projeto financiado pelos Bairros Saudáveis – Ministério da Saúde, em https://caspae.pt/PT/projetos/
Janeiro
“Mentes Jovens”, do Projeto Trampolim E8G
No âmbito da atividade Cultura e Artes, o grupo de jovens “Mentes Jovens”, do Projeto Trampolim E8G, já realizou várias sessões de formação para radialistas. Nestas sessões realizadas, em parceria com a RUC, os jovens têm tido a oportunidade de conhecer na primeira pessoa alguns dos radialistas que trabalham na RUC, as suas experiências e alguns conselhos práticos. Realizaram entrevistas e fizeram a edição das suas próprias gravações. Agradecemos, uma vez mais, a todos os que possibilitam esta oportunidade aos nossos jovens, nomeadamente à RUC…O nosso muito OBRIGADA! Para aguçar a curiosidade podem ouvir um pouco do que temos feito! Em breve teremos mais novidades!
Sessão de Capacitação no Projeto QuintAAL
No dia 20 de janeiro, o Projeto QuintAAL usufruiu de uma sessão de Capacitação, da responsabilidade do CASPAE e OneCare – Formação para cuidadores dos beneficiários do Projeto QuintAAL. O Projeto QuintAAL é desenvolvido pelo CASPAE em parceria com o Centro Sócio Cultural Polivalente São Martinho , o Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês e CASS – Centro de Apoio Social de Souselas , é desenvolvido no âmbito do Portugal Inovação Social – POISE, com co financiamento da União Europeia.
Dezembro
Projeto Agentes de Trasformação 3C’s esteve em destaque na RTP
O Projeto Agentes de Tranformação 3C’s foi apresentado no Jornal da Tarde de 06 de dezembro, na RTP1. Veja a reportagem e conheça este Projeto aqui.
O Projeto Agentes de Transformação 3C’s é promovido pelo CASPAE, com financiamento do Active Citizens Fund/EEA Grants – Programa Cidadãos Ativ@s -, e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto . Tem como parceiros, For Fangers Pårørende (FFP) , Associação Juvenil CodigAtómiko, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra e Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra.
Metodologia Pro(g)Natura é eficaz para a redução de problemas socioemocionais de alunos do 1.º CEB
Foram apresentados resultados relativos ao impacto do Pro(g)Natura, metodologia que está na base do Prosseguir+, para o desenvolvimento socioemocional da criança. Os dados apresentados por Cristiana Moitinho, em tese de mestrado na Universidade de Aveiro, orientado por Marlene Migueis (elemento da coordenação do Pro(g)Natura/Prosseguir+), evidenciam a eficácia desta metodologia na redução de problemas socioemocionais dos alunos participantes.
O Pro(g)Natura foi implementado em três escolas do 1º CEB do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra no contexto de flexibilidade curricular, no âmbito do projeto Trampolim E7G. É desenvolvido em parceria com os Projetos All in Scratch e Limites Invisíveis, promovendo a articulação entre a programação Scratch, a natureza e a sala de aula. É hoje a metodologia que está na base da Formação Prosseguir+ (Programação Scratch, natureza e flexibilidade curricular), desenvolvida pelo CASPAE, numa parceria com a Universidade de Aveiro, e, atualmente, em desenvolvimento como atividade do Projeto Trampolim E8G com professores do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra.
Câmara Municipal de Coimbra assina protocolo para levar crianças à natureza
A Câmara Municipal de Coimbra aprovou, na sua reunião do executivo de segunda-feira, uma proposta de protocolo de cooperação entre o município e o CASPAE, no âmbito da oferta educativa “Um dia na Casa da Mata” do projeto “Limites Invisíveis”. O projeto vai proporcionar atividades de elevada qualidade pedagógica na Mata Nacional do Choupal a cerca de 1090 crianças, de 50 salas, dos estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública do concelho de Coimbra.
O Projeto Limites Invisíveis é desenvolvido pelo CASPAE, ESEC e Universidade de Aveiro, com o apoio do ICNF.
Novembro
Trampolim E8G inicia Curso de Formação
No passado dia 13 iniciámos o Curso de Formação de Iniciação às Técnicas de Ourivesaria em parceria com o Centro de Formação Profissional de Ourivesaria e Relojoaria em Gondomar com uma turma de 25 formandos. O desafio foi lançado e através desta ação teórico-prática os formandos já iniciaram a criação de peças de ourivesaria.
O POAPMC esteve no Encontro da Rede Social de Coimbra
No âmbito da comemoração dos 18 anos da Rede Social de Coimbra realizou-se hoje Encontro da Rede Social de Coimbra. O CASPAE este presente no painel “IIntervenção Social Local em Contexto de Pandemia”, em que foi abordada a intervenção e os desafios no Programa Operacional De Apoio às Pessoas Mais Carenciadas durante a pandemia por COVID-19, pela coordenadora do Projeto, Cátia Mariano.
Projeto Gerarte a toda a velocidade
No passado dia 1 de Novembro de 2021, foi celebrado e assinado o protocolo de cooperação entre o CASPAE e a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, no âmbito do projeto GerArte. A representar o CASPAE, na qualidade de presidente, esteve a Drª Maria Emília Bigotte e a representar a APBC, também na qualidade de presidente, a Drª Maria Assunção Ataíde. O presente protocolo visa apoiar as missões de ambos os parceiros, tais como, cumprir o dever moral de solidariedade e de justiça dos indivíduos, promovendo respostas de carácter social, de valorização pessoal e de bem-estar, numa perspetiva da sua inclusão na sociedade e realizar ações e criar sinergias que potenciem o desenvolvimento do Comércio Local. Desta forma foi celebrado o protocolo com o intuito de dinamizar o projeto GerArte, que se enquadra no eixo 4 do +CO3SO, financiado e apoiado pelo Centro2020, Portugal2020 e pela união Europeia – Fundo Social Europeu. Esta parceria será dinamizada e gerida pelo coordenador do projeto João Miguel Bigotte de Almeida e pela representante da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, Aurélia Vidal.
As formações dos voluntários do projeto GerArte começaram no passado dia 20. Contámos com a participação de um grupo de voluntárias que têm como objetivo ajudar a comunidade e desenvolver competências inter e intrapessoais. Esta sessão foi dinamizada pela formadora do CASPAE, Isabel Duque, em colaboração com o Diretor Técnico, Gonçalo Martins.
No passado sábado, dia 27 de Novembro. O projeto GerArte realizou a ”Ação de capacitação para o voluntariado jovem com vista à promoção de intervenções intergeracionais de combate ao desperdicio e promoção das economias circulares para a solidariedade social no apoio a crianças carenciadas”, foi realizada no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e contou com a participação da comunidade e com diversas atividades lúdicas e interativas relativamente ao tema abordado.
Projeto Limites Invisíveis esteve nas Academias Gulbenkian do Conhecimento.
No dia 27 de novembro, o Projeto Limites Invisíveis apresentou os resultados levados a cabo desde 2020, no âmbito das Academias Gulbenkian do Conhecimento. “A reta final de um percurso dos Programas Casa da Mata (Limites Invisiveis) – Academias Gulbenkian do Conhecimento. Muito obrigada a todos que trilharam este caminho connosco. Um agradecimento muito especial às crianças, aos pais, aos educadores, aos dirigentes dos Jardins de Infância e ao ICNF. Em breve comunicaremos os resultados deste trabalho desenvolvido entre janeiro de 2020 e novembro de 2021” (Aida Figueiredo, elemento da coordenação Limites Invisiveis).
Projetos QuiltAAL e Scratch 4All estiveram na 9.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social
O Projeto QuntAAL e Projeto Scrtach4ALL estiveram em diálogo sobre Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: relatos e experiências, nos dias 26 e 27 de novembro, com as comunicações ‘QuintAAL – um projeto de inclusão social’, Sofia Madureira, coordenadora do QuintAAL, e’ Scratch4All: inclusion digital project’, por Ricardo Almeida, coordenador do Scratch4All.
Outubro
Encontro Internacional Tool Fair XV
O Projeto Trampolim E8G esteve presente no Encontro Internacional Tool Fair XV, em Vila Nova de Gaia, de 4 a 8 de outubro. Hoje, 06 de outubro, em representação do Trampolim E8G, Isabel Duque apresentou a TollBox Pro(g)Natura junto da comunidade internacional ali reunida.
Saiba mais sobre a Tool Fair XV em https://www.facebook.com/tool4learning
Agentes de Transformação 3C’s
No dia 8 de outubro o CASPAE apresentou o Projeto Agentes de Transformação 3C’s. Este Evento transmitido em direto a partir do Palácio Sacadura Bote, em Coimbra, contou com a presença de ilustres dirigentes e representantes das organizações parceiras formais e informais. O debate e reflexão gerados foram (e são) fundamentais para criar espaços de visibilidade sobre os direitos das crianças e jovens com pai ou mãe em reclusão, enquanto Direitos Humanos que devem ser respeitados!
Assista ao evento em https://www.youtube.com/watch?v=mcT1UAiBdZU
Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra convida o Projeto Trampolim E8G
No âmbito da Semana de Integração do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, o Projeto Trampolim E8G a convite da Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra apresentou a atividade Núcleo de Intervenção Infanto juvenil, assim como a galeria fotográfica Reclus@ 008 elaborada na 7ª Geração do Projeto Trampolim.
Setembro
As crianças da EB1 dos Olivais…
As crianças da EB1 dos Olivais, foram dar um passeio e encontraram o, à data, Sr. Presidente Francisco Andrade, da junta de freguesia dos Olivais, que lhes ofereceu um livro de forma a estimular o gosto pela leitura. Muito obrigado Sr. Francisco Andrade!
Agosto
Concurso Nacional de Programação em Scratch distingue alunos de Coimbra do Projeto Scratch 4 All do CASPAE
O Projeto Scratch 4All promovido pelo CASPAE 10, IPSS de Coimbra, em parceria com a INOVA-RIA: Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, visa «contribuir para o sucesso escolar e combate ao abandono precoce da escola, através da dinamização de atividades na área da robótica e programação.
Desenvolvido no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, co-financiado pela União Europeia, este Projeto que leva a linguagem de programação Scratch às escolas, viu reconhecido o cumprimento dos seus objetivos no dia 29 de julho, com a obtenção dos 1º e 2º lugares no Concurso Nacional de Programação em Scratch, na categoria do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Em formato On-line, a cerimónia de entrega de prémios da Edição 2020/21 deste concurso – “A criar com Scratch!”, promovida pel’O CCTIC – ESSE/ Instituto Politécnico de Setúbal, teve como tema: Astronomia e a Tecnologia. As turmas do 4º C e do 4ºB, da EB1 de Montes Claros, abrangidas pelo Projeto Scratch 4All foram as grandes vencedoras na sua categoria, alcançando o 1.º e 2.º lugar, respetivamente.
Neste evento estiveram presentes, entre outros, os dinamizadores do concurso, João Torres e Miguel Figueiredo do CCTIC de Setúbal, Catarina Leote do Instituto de Astrofísica e Ciências, Helena Romando da CPCJ de Setúbal. Foram ouvidos alguns testemunhos dos alunos vencedores e dos professores que acompanharam este desafio que foi lançado às escolas, a nível nacional. Rui André Ferreira, da equipa Scratch 4 All do CASPAE, deixou algumas palavras de apreço e de satisfação pelos resultados obtidos pelos alunos e congratulou e agradeceu às professoras titulares das turmas vencedoras, Maria Emília e Deolinda, pelo trabalho colaborativo desenvolvido ao longo do ano.
Para Ricardo Almeida, coordenador do Projeto Scratch 4All, “este reconhecimento vem realçar a potencialidade e a importância deste Projeto, que permite aos alunos o acesso à aprendizagem da linguagem de programação Scratch com a intervenção de técnicos especializados. Trata-se de uma mais-valia para estas crianças, mas também para os professores, que podem ver desenvolvidas as suas estratégias para a promoção da literacia digital dos seus alunos”.
No mês de agosto o CASPAE apoiou 975 indivíduos em situação de carência económica.
No mês de agosto o CASPAE apoiou 975 indivíduos em situação de carência económica com bens de primeira necessidade. Além do apoio alimentar, também apoiámos com produtos de higiene, roupas e brinquedos.
O POAPMC tem como entidade Coordenadora/Mediadora o CASPAE e é desenvolvido com o Centro de Acolhimento João Paulo II-Cbr , Santa Casa da Misericórdia de Coimbra , CASS – Centro de Apoio Social de Souselas , Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês e Centro Social Cultural e Recreativo de Quimbres. Saiba mais sobre este programa co financiado pela União Europeia.
Agentes de Transformação 3’CS sensibilizam para a importância dos Direitos Humanos e Direitos da Criança
Durante o mês de Agosto foram realizadas três sessões para a promoção dos Direitos Humanos e da Criança. A sessão na Escola de Casal do Lobo foi dirigida pelas técnicas do projeto Carla Mendes e Cátia Rodrigues com os jovens associados ou participantes da Associação Juvenil CódigAtomiko, parceira deste projeto. Na sessão dinamizada pela Dr.ª Inês Coutinho, presidente da CPCJ de Coimbra foi dado destaque aos direitos das crianças e jovens com pais/mães em reclusão e na atividade COMPASS foram discutidas e realizadas reflexões em torno deste tema.
Julho
Agentes de Transformação 3 C’s capacitam para os Direitos Humanos
Vera Silva, socióloga e doutoranda da UC, através do CRIA, foi a dinamizadora da 2.ª sessão de sensibilização e capacitação de jovens sobre Direitos Humanos e, em particular, sobre direitos das crianças e jovens com pai/mãe recluso/a. O tema central desta sessão foi sobre os Direitos Humanos e a Prisão tendo sido abordados os contextos Europeu e Nacional.
Nadadores da Academia Desportiva CASPAE são medalhados
A Natação da ADC esteve nos Campeonatos Regionais Infantis, Juvenis e Absolutos no Complexo Olímpico de Piscinas, nos dias 9,10 e 11 julho. Esteve representado por Laura Ribeiro, Francisca Sousa, Rita Neves, Bárbara Mendes, Tiago Boavida e Rodrigo Lima. Rita Neves sagrou-se Vice-Campeã Regional Infantil A aos 200 metros bruços e Vice-Campeã regional aos 400 estilos infantis A. Também Rodrigo Lima se sagrou Vice-Campeão Regional aos 1500 metros Infantil A.
O CASPAE esteve, igualmente, presente no Toregri, provas destinadas ao escalão de Cadetes que decorreu nos dias 17 e 18 de julho nas Piscinas Luís Lopes da Conceição em São Martinho.Fez-se representar pelos atletas Ana Isabel, Leonor Almeida,Sara Lima, Lourenço Bessa, Francisco Santos e Simão Diogo, que tiveram uma excelente prestação.
Scratch 4ALL foi apresentado a vários municípios
ADCL, parceiro do projeto Scratch 4ALL apresentou o este Projeto ao municípios. O webinar educativo da AdCL, intitulado “A programar por aí”, reuniu cerca de uma dezena de municípios da Região Centro Litoral, numa iniciativa digital de apresentação do projeto, dinamizada no passado dia 9 de junho, em parceria com o CASPAE. Esta iniciativa que, promove a simbiose entre a iniciação à programação All in Scratch e a literacia do ciclo urbano da água, é oferta curricular disruptiva que pretende abrir portas em meio escolar dos municípios servidos pela AdCL.
O CASPAE investiga!
O Pro(g)Natura participou no V Fórum do cidtff – Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – Universidade de Aveiro, com a comunicação Pro(g)Natura: Flexibilidade curricular com recurso à articulação de contextos educativos, apresentada por Marlene Migueis, Ricardo Almeida e Isabel Duque.
Corfebol continua a expandir-se
O Presidente da Federação Portuguesa de Corfebol, no dia 2 de junho, entregou novo equipamento para a prática desta modalidade nas escolas EB2,3 Alice Gouveia e Eugénio de Castro. Trata-se de mais um investimento na prática do Corfebol com alunos de diferentes ciclos de ensino na cidade de Coimbra, numa ação em parceria com o CASPAE.
Junho
QuintAAL promove ação de Capacitação
Participaram nesta ação beneficiários do QuintAAL de todo o consórcio e o balanço não podia ser mais positivo, dado o elevado envolvimento dos participantes.
Esta foi ação de capacitação com quatro sessões contou com o apoio da ESEnfC.
O QuintAAL é desenvolvido pelo CASPAE, tendo como parceiros o Centro Sócio-Cultural Polivalente de São Martinho, o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês e o Centro de Apoio Social de Souselas. A iniciativa é financiada através do Programa de Parcerias para o Impacto, do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação e Social, cofinanciado pela União Europeia
Maio
O Projeto QuintAAL é notícia nacional, pela importância do seu trabalho com idosos em Coimbra
O Projeto QuintAAL foi notícia em vários órgãos de comunicação social e locais da especialidade, por promover a saúde e o bem-estar dos idosos.
Este projeto prevê intervir junto de 200 idosos com mais de 65 anos, do concelho de Coimbra, é desenvolvido pelo CASPAE, tendo como parceiros o Centro Sócio-Cultural Polivalente de São Martinho, o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês e o Centro de Apoio Social de Souselas. A iniciativa é financiada através do Programa de Parcerias para o Impacto, do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação e Social, cofinanciado pela União Europeia.
Aceda às várias notícias e reportagens:
RTP Play
Em Diário as Beiras
CM Jornal
Campeão das Províncias
Notícias de Coimbra
Saúde+
Dignus
Temos Campeã e uma equipa de natação da qual muito nos orgulhamos.
O balanço da participação do CASPAE no Campeonato Regional de Infantis, Juvenis Juniores, Seniores e Absolutos Piscina Longa não podia ser mais positivo. O CASPAE esteve representado com 4 infantis e uma júnior, tendo os resultados sido:
Rita Neves( infantil A) – 1500m Campeã Regional
– 400m Estilos Campeã Regional
– 200m Estilos – 8°lugar
– 200m Bruços – 3° lugar
– 100m Bruços – 4° lugar
Bárbara Mendes ( Júnior)
100m livres – 23° lugar
50m livres – 13° lugar
50m bruços – 9 lugar
Francisca Sousa ( infantil B)
100m livres- 8° lugar
Rodrigo Lima( infantil A)
100 livres – 11° lugar
100 Costas – 4 lugar
Tiago Boavida ( infantil B)
100m livres- 17° lugar
Alunos Mu(n)dArte são os Grandes Vencedores em Bienal na Grécia
O Projeto Mu(n)dArte do CASPAE, IPSS de Coimbra, está na 9th Biennal of Children’s Art – “The Neighbors of the World” na Grécia. Os 10 alunos do Projeto Mu(n)dArte viram as suas obras distinguidas, entre as 340 mil obras de participantes de cerca de 150 países, com os primeiros lugares em todas as categorias.
No dia 11 de junho, as famílias e as crianças reuniram-se para a entrega dos certificados.
Abril
Projeto Trampolim E8G regressa na 8.ª Geração do Programa Escolhas
O Projeto Trampolim E8G, com intervenção desde 2004 (2.ª Geração Escolhas) viu aprovada a sua candidatura ao Programa Escolhas 8.ª Geração tendo o seu início a 01 de abril de 2021 e terminus a 31 de dezembro de 2022.
A sua intervenção é sustentada por uma equipa técnica conhecedora dos territórios e um Consórcio forte, composto por organizações públicas e privadas que garantem uma ação eficiente e eficaz, desde 2004, a saber Câmara Municipal de Coimbra (entidade promotora); CASPAE 10 (entidade gestora); CPCJ de Coimbra; Inovinter – Centro de Formação e Inovação Tecnológica; IPDJ, I.P.; CEARTE; Cáritas Diocesana de Coimbra; Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel; Escolas Secundária com 3.º Ciclo D. Dinis; Núcleo de Rugby da Escola Superior Agrária de Coimbra e União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades.
Projeto do CASPAE é aprovado e vai apoiar e defender os direitos de crianças e jovens de pais reclusos
Agentes de Transformação 3C´S (Conhecimento, Consciencialização, Capacitação) é um projeto promovido pelo CASPAE em parceria com a DGRSP, CPCJ de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Associação Juvenil CódigAtomiko e For Fangers Parorende (parceiro Norueguês).
Enquadrado no Eixo 2 do Programa Cidadãos Ativ@s tem por objetivo promover uma maior consciência e conhecimento sobre os Direitos Humanos, apoiando-os e defendendo-os, particularmente dos direitos de crianças e jovens de pais reclusos, capacitando, os diferentes interlocutores, para um papel ativo como agentes de transformação.
Março
Treinos virtuais juntam natação do CASPAE, Futebol Clube do Porto, Vigor da Mocidade e Fundação Beatriz Santos
Consciente da importância de adaptação a estes novos tempos, a Academia Desportiva do CASPAE não parou de treinar durante o confinamento, tendo havido uma adaptação a esta nova realidade. Foram treinos online que serviram para que os atletas continuassem motivados e fizessem atividade física, considerada pelos técnicos como essencial.
Esta iniciativa de treinos a distância foi abraçada por vários clubes e houve uma evidente aproximação dos mesmos. Sem rivalidades, imperando o espírito de colaboração, partilharam vivências e novas experiências. Foram realizados treinos partilhados online com a participação de vários clubes de natação, como o FC Porto, Vigor da Mocidade e Fundação Beatriz Santos. O CASPAE, com o seu treinador Nuno Ferreira como orientador desse treino partilhado, agradece a confiança, a colaboração e empenho. “Os laços de proximidade entre clubes e principalmente entre atletas e treinadores é fundamental”, referiu. “Queremos que num futuro próximo se possam fazer outras atividades em parceria dentro ou fora de água”, referiu Nuno Peres, que acrescentou ainda que “com a partilha e com estas iniciativas fantásticas, todos nós crescemos a todos os níveis”.
Plug In CASPAE – Mantém-te ligado – Esteve mais próximo das crianças durante a interrupção letiva
A interrupção letiva imposta devido à pandemia levou o CASPAE a promover o serviço de CAF/CAT com o Plug in CASPAE. Respondendo às necessidades e interesses evidenciado pelos utentes durante a experiência deste serviço a distância iniciado em 2020, este serviço optou por criar sessões de maior proximidade com as crianças e suas famílias. Com sessões assíncronas de diferentes áreas de interesse, implementou ainda duas sessões diárias síncronas e promoveu, também de forma síncrona, a prática de atividade física, desenvolvida por um técnico especializado. Houve uma forte preocupação em adequar, o mais possível, as atividades à autonomia das crianças, libertando os seus pais durante as sessões. Num período de elevado sedentarismo, provocado pelo confinamento, considerou-se também a prática de atividade física como essencial. Tratou-se de desenhar um serviço de proximidade que, de acordo com os pais dos utentes, terá sido uma “ajuda preciosa”.
Fevereiro
Scratch on Road desenvolve processo de capacitação
No âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, co-financiado pela União Europeia, a equipa do programa Scratch on Road tem vindo a ser capacitada no âmbito das suas áreas de atuação. Este Plano de Capacitação foi realizado entre 02 de setembro de 2019 e 28 de fevereiro de 2020, promovendo o desenvolvimento de competências no domínio da criação de valor, estratégia, parcerias e crescimento, avaliação de impacto, marketing, comunicação e angariação de fundos! Devido à situação atual, as sessões têm sido dinamizadas à distância. Depois destas sessões toda a equipa sente-se mais preparada para novos desafios.
QuintAAL já chega a casa de quem mais precisa
O projeto QuintAAL, co fianciado pela União Europeia, iniciou a entrega dos equipamentos de monitorização à distância aos seus primeiros beneficiários selecionados. São beneficiários deste projeto os cidadãos com mais de 65 anos e residentes em Coimbra, para usufruir gratuitamente de equipamentos de monitorização à distância até 2023 (detector de quedas, tablet com jogos interativos e muito mais).
Janeiro
Câmara Municipal de Coimbra formaliza cedência da escola de Casal do Lobo para criação de Centro de Dia do CASPAE
O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, formalizou, na tarde de 12 de janeiro, um protocolo de cessão precária com o CASPAE – Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola n.º 10, representado pela presidente da direção, Maria Emília Bigotte, relativo à cedência da antiga Escola de Casal do Lobo, por um período de 20 anos, eventualmente renovável, para esta instituição criar um Centro de Dia e um Serviço de Apoio Domiciliário. A escola já se encontrava cedida ao CASPAE, através de um contrato de comodato celebrado em 2011, mas a instituição solicitou o alargamento do período de cedência de utilização do espaço para se poder candidatar a financiamento de modo a obter condições para desenvolver as novas valências que irão beneficiar a comunidade. O vereador da área social, Jorge Alves, esteve presente na cerimónia.
Plug In CASPAE – Mantém-te ligado – Esteve mais próximo das crianças durante a interrupção letiva
A interrupção letiva imposta devido à pandemia levou o CASPAE a promover o serviço de CAF/CAT com o Plug in CASPAE. Respondendo às necessidades e interesses evidenciado pelos utentes durante a experiência deste serviço a distância iniciado em 2020, este serviço optou por criar sessões de maior proximidade com as crianças e suas famílias. Com sessões assíncronas de diferentes áreas de interesse, implementou ainda duas sessões diárias síncronas e promoveu, também de forma síncrona, a prática de atividade física, desenvolvida por um técnico especializado. Houve uma forte preocupação em adequar, o mais possível, as atividades à autonomia das crianças, libertando os seus pais durante as sessões. Num período de elevado sedentarismo, provocado pelo confinamento, considerou-se também a prática de atividade física como essencial. Tratou-se de desenhar um serviço de proximidade que, de acordo com os pais dos utentes, terá sido uma “ajuda preciosa”.