Prosseguir+
A Formação Prosseguir+ | Programação Scratch, natureza e flexibilidade curricular, promovida pelo CASPAE, numa parceria com a Universidade de Aveiro, desenvolve ações de formação creditada e de capacitação para professores dos 1.º e 2.º CEB.
A formação contínua revela-se imprescindível se for concebida segundo uma perspectiva relacional, colocando os professores em situação de colaboração orientadas para a análise de problemas concretos” (Jesus, 2000).
O Prosseguir+ está, atualmente, em desenvolvimento como atividade do Projeto Trampolim E8G com professores do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel (AERSI) – Coimbra . Esta tem por base a metodologia experimental PRO(G)NATURA, desenvolvida desde 2017/2018, numa parceria entre os Projetos Limites Invisíveis (CASPAE, Escola Superior de Educação de Coimbra e Universidade de Aveiro), All in Scratch (CASPAE) e Trampolim E7G (desenvolvido em consórcio, com a Câmara Municipal de Coimbra como promotora e o CASPAE como entidade gestora).
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No 1.º CEB, as aprendizagens devem ser ativas, significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras, não se devendo circunscrever a uma sala, a um professor, ou a uma escola. Flexibilizar o currículo pode, assim, entender-se como a organização das aprendizagens pelos professores, alunos, encarregados de educação, de forma aberta e enquadrada num contexto.
A Formação Prosseguir+ | Programação Scratch, natureza e flexibilidade curricular, desenvolvida pelo CASPAE, numa parceria com a Universidade de Aveiro, está, atualmente, em desenvolvimento como atividade do Projeto Trampolim E8G com professores do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra . Esta tem por base a metodologia experimental PRO(G)NATURA, desenvolvida desde 2017/2018, numa parceria entre os Projetos Limites Invisíveis (CASPAE, Escola Superior de Educação de Coimbra e Universidade de Aveiro), All in Scratch (CASPAE) e Trampolim E7G (desenvolvido em consórcio, com a Câmara Municipal de Coimbra como promotora e o CASPAE como entidade gestora). Do trabalho desenvolvido foi, já, possível avançar com alguns resultados e impactos. Assim, relativamente a 2017/2018, e considerando os dados recolhidos junto das crianças que participaram, o PRO(G)NATURA terá tido um impacto positivo, nomeadamente ao nível do desenvolvimento da responsabilidade ambiental. Relativamente ao ano 2018/2019, a avaliação efetuada pelos encarregados de educação das crianças que participaram indica que o PRO(G)NATURA terá tido um impacto positivo, nomeadamente ao nível do desenvolvimento do bem-estar e das aprendizagens.
Os resultados percecionados motivaram à criação deste programa de formação/capacitação de professores. Assim, em 2021/2022, resultado da combinação das ofertas formativas do Projeto All in Scratch, do CASPAE, e da Universidade de Aveiro, para o desenvolvimento do plano de flexibilidade curricular do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, iniciou-se o desenvolvimento desta ação de formação organizada pelo Projeto Trampolim E8G.
A formação contínua revela-se imprescindível se for concebida segundo uma perspectiva relacional, colocando os professores em situação de colaboração orientadas para a análise de problemas concretos” (Jesus, 2000).
Para mais informações contactar: caspae@caspae.pt