PRO(g)NATURA
Nos últimos anos têm sido desenvolvidos vários estudos em torno da natureza enquanto expansão do ambiente de aprendizagem, procurando compreender, nomeadamente, a diversidade de programas educativos que existem em ambiente exterior (Bentsen & Jensen, 2012). Vários estudos têm comprovado que a natureza, per si, promove, não só, o desenvolvimento de aprendizagens, mas também a atividade física e o bem-estar das crianças (Bentsen, Jensen, Mygind & Randrup, 2010).
A par disso, a aliança entre as novas tecnologias e a educação é, atualmente, uma das maiores apostas para a promoção de novas competências nos/as alunos/as dos diferentes níveis de ensino, na adequação aos seus estilos de aprendizagem específicos e na criação de respostas inovadoras. Esta aliança pode potenciar a promoção da aprendizagem e no aumento da motivação para aprender, diminuindo, consecutivamente, a taxa de insucesso escolar que se tem verificado alta no contexto educativo nacional. A aplicação das novas tecnologias ao ensino constitui-se, portanto, como uma forma eficaz de promover novas aprendizagens.
No sentido de procurar aliar os contextos de aprendizagem natureza, tecnologia e sala de aula, foi criado o PRO(g)NATURA. Para tal, foi realizada a parceria entre os projetos Limites Invisíveis, desenvolvido pelo consórcio CASPAE, Escola Superior de Educação de Coimbra e Universidade de Aveiro, e All in Scratch, desenvolvido pelo CASPAE em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.
Este programa assumiu um formato regular de participação em contexto natureza e em ambiente tecnológico, sendo cada uma das ações planificadas em articulação com os Professores Titulares de Turma das escolas envolvidas, centradas em tópicos curriculares em estudo.
O PRO(g)NATURA teve início, como fase experimental, no ano letivo 2017/2018, com uma turma do 4.º ano do 1.º CEB, da EB1 de Eiras, do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra, graças à parceria com o Projeto Trampolim E6G, como financiador.
PRO(g)NATURA no desenvolvimento da flexibilidade curricular
O PRO(g)NATURA, no âmbito da Flexibilidade Curricular, teve o seu início no ano letivo 2018/2019 envolvendo 3 (três) turmas do 1º ano do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel de Coimbra e pretende proporcionar aos 56 (cinquenta e seis) alunos envolvidos ambientes de aprendizagem que possam ligar natureza, tecnologia e currículo. Este programa resulta do sucesso de uma primeira experiência realizada no ano letivo 2017/2018.
São parceiros do Pro(g)Natura no desenvolvimento da flexibilidade curricular os Projetos Limites Invisíveis, All in Scratch e Projeto Trampolim E7G, que se assume como co-financiamento.
A oferta educativa PRO(G)NATURA, nesta primeira fase, desenvolveu-se no letivo 2017/2018, englobando um total de 15 (quinze) sessões, desenvolvidas quinzenalmente à sexta-feira, de acordo com o calendário letivo. Do total das sessões, 7 (sete) desenvolveram-se em ambiente natureza, na Mata Nacional do Choupal, em Coimbra, com a orientação de uma técnica do Projeto Limites Invisíveis, Isabel Duque, e 8 (oito) em contexto escolar, com a orientação de um técnico do Projeto All in Scratch, Ricardo Almeida.
Este programa, financiado pelo Projeto Trampolim E6G, contou com a participação de 24 (vinte e quatro) alunos/as da EB1 de Eiras, do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, a sua professora titular e uma assistente operacional da mesma organização educativa.
Os resultados alcançados permitiram às organizações promotoras compreender a potencialidade da conjugação destes ambientes educativos, resultando no desenho do PRO(g)NATURA que atualmente se encontra em desenvolvimento.
O PRO(G)NATURA iniciado em 2018/2019 integra-se na Flexibilidade Curricular que visa o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória. Para que seja possível a sua operacionalização, o PRO(G)NATURA tem na comunidade parceiros que convergem sinergias para que a Escola possa ser um espaço de aprendizagem e de inclusão social. Assim, para o seu desenvolvimento, o Projeto Trampolim E7G realizou parceria com o Projeto Limites Invisíveis, especialista na oferta de programas educativos na natureza e com Projeto All in Scratch, que promove o desenvolvimento da aprendizagem de linguagem de programação Scratch. No âmbito do desenvolvimento do seu projeto de flexibilização curricular, o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel é a organização de ensino proponente e beneficiária do PRO(G)NATURA.
No ano letivo 2018/2019 participaram no PRO(g)NATURA 3 (três) turmas do 1.º ano, de três escolas do ensino básico: Eiras, Ingote e Loreto, proporcionando aos 56 (cinquenta e seis) alunos ambientes de aprendizagem que aliaram a natureza, a tecnologia e o currículo.
No ano letivo 2019/2020 está a ser dada continuidade ao trabalho desenvolvido com as escolas/turmas de Eiras e Ingote, ingressando uma nova turma do 1.º ano da escola da Adémia.