PRO(g)NATURA

Nos últimos anos têm sido desenvolvidos vários estudos em torno da natureza enquanto expansão do ambiente de aprendizagem, procurando compreender, nomeadamente, a diversidade de programas educativos que existem em ambiente exterior (Bentsen & Jensen, 2012). Vários estudos têm comprovado que a natureza, per si, promove, não só, o desenvolvimento de aprendizagens, mas também a atividade física e o bem-estar das crianças (Bentsen, Jensen, Mygind & Randrup, 2010).

A par disso, a aliança entre as novas tecnologias e a educação é, atualmente, uma das maiores apostas para a promoção de novas competências nos/as alunos/as dos diferentes níveis de ensino, na adequação aos seus estilos de aprendizagem específicos e na criação de respostas inovadoras. Esta aliança pode potenciar a promoção da aprendizagem e no aumento da motivação para aprender, diminuindo, consecutivamente, a taxa de insucesso escolar que se tem verificado alta no contexto educativo nacional. A aplicação das novas tecnologias ao ensino constitui-se, portanto, como uma forma eficaz de promover novas aprendizagens.

No sentido de procurar aliar os contextos de aprendizagem natureza, tecnologia e sala de aula, foi criado o PRO(g)NATURA. Para tal, foi realizada a parceria entre os projetos Limites Invisíveis, desenvolvido pelo consórcio CASPAE, Escola Superior de Educação de Coimbra e Universidade de Aveiro, e All in Scratch, desenvolvido pelo CASPAE em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

Este programa assumiu um formato regular de participação em contexto natureza e em ambiente tecnológico, sendo cada uma das ações planificadas em articulação com os Professores Titulares de Turma das escolas envolvidas, centradas em tópicos curriculares em estudo.

O PRO(g)NATURA teve início, como fase experimental, no ano letivo 2017/2018, com uma turma do 4.º ano do 1.º CEB, da EB1 de Eiras, do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Coimbra, graças à parceria com o Projeto Trampolim E6G, como financiador.

PRO(g)NATURA no desenvolvimento da flexibilidade curricular

O PRO(g)NATURA, no âmbito da Flexibilidade Curricular, teve o seu início no ano letivo 2018/2019 envolvendo 3 (três) turmas do 1º ano do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel de Coimbra e pretende proporcionar aos 56 (cinquenta e seis) alunos envolvidos ambientes de aprendizagem que possam ligar natureza, tecnologia e currículo. Este programa resulta do sucesso de uma primeira experiência realizada no ano letivo 2017/2018.
São parceiros do Pro(g)Natura no desenvolvimento da flexibilidade curricular os Projetos Limites Invisíveis, All in Scratch e Projeto Trampolim E7G, que se assume como co-financiamento.