O CASPAE – Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola vai organizar, no próximo dia 12 de abril de 2025, pelas 21h00, um Sarau Cultural Solidário. O auditório do Conservatório de Música de Coimbra será o palco do evento que contará com a participação de dezenas de crianças inseridas nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) dinamizadas nas Escolas Básicas de Coselhas, Fala, São Martinho do Bispo, Solum Sul e Bairro Norton de Matos e no projeto Mun(D)arte .
Enquadrado no programa comemorativo que assinala o 25.º aniversário do CASPAE, o sarau beneficia, também, da participação especial da Associação Artística e Cultural Salatina com a classe de conjunto de gaitas de fole e do artista conimbricense Diogo Videira, jovem de 21 anos que brilhou recentemente no programa The Voice Portugal. O valor angariado reverterá a favor da internacionalização do projeto Al in Code — https://caspae.pt/PT/all-in-code —, nomeadamente na implementação desta atividade de sucesso nas comunidades escolares de São Tomé e Príncipe.
O evento será, ainda, abrilhantado pela mostra fotográfica do projeto Mu(n)dArte — https://caspae.pt/PT/mundarte —, atividade dinamizada pelo CASPAE que promove o desenvolvimento no indivíduo, quer da sua inteligência, como da sua capacidade perceptiva, auxiliando os participantes a complementar as suas experiências culturais e académicas, de modo a, futuramente, facilitar escolhas e saídas profissionais.
“O cariz solidário deste sarau cultural, para além de permitir a criação de um ambiente enriquecedor para as nossas crianças, vai beneficiar o alargamento de um projeto que tem tido bastante sucesso entre as nossas diversas atividades: o Al in Code. Assim, com a adesão do público, contamos reforçar o processo de internacionalização deste conjunto de serviços de programação e robótica que tanto beneficiam o desenvolvimento da literacia digital junto da comunidade”, explica Emília Bigotte de Almeida, Presidente da Direção do CASPAE, que realça, ainda, o “papel essencial dos parceiros do CASPAE na concretização de iniciativas como esta”.
Este, recorde-se, é o penúltimo evento do programa “25 Anos em Rede” que assinala o 25.º aniversário da instituição e que teve início no mês de maio de 2024 e termina no próximo mês de maio.
Conservatório de Música de Coimbra vai acolher o sarau cultural solidário do CASPAE, cujas receitas revertem a favor da internacionalização do projeto All in Code, em particular na implementação desta atividade nas comunidades escolares de São Tomé e Príncipe.
Tem por principais objetivos:
- Reunir os alunos enquadrados nas AEC num evento de cariz cultural
- Incentivar o gosto pelas artes junto das crianças e jovens
- Reconhecer o trabalho extraordinário dos coordenadores e responsáveis das AEC no desenvolvimento artístico dos alunos
- Aproximar as crianças de artistas e instituições especializadas no ensino da música
- Difundir os projetos de sucesso como o All in Code no contexto internacional
BOAS VINDAS

Emília Bigotte de Almeida
Presidente da Direção do CASPAE
A componente cultural é um dos eixos que norteia a nossa missão e, por isso, ao longo das últimas décadas, fizemos um enorme esforço para aproximar os nossos jovens beneficiários do universo artístico. Com este evento, conseguimos concretizar dois objetivos: por lado, propiciar um ambiente enriquecedor e estimulante para as crianças, permitindo que estas explorem os seus talentos e impulsos artísticos; e, também, reforçar o objetivo de potenciar o alcance de um projeto que tem tido bastante sucesso entre as nossas diversas atividade, o All in Code, um conjunto de serviços de programação e robótica que tanto beneficiam o desenvolvimento da literacia digital junto da comunidade. Contamos com a adesão do público da cidade que, certamente, apreciará o programa que preparámos juntamente com as escolas que nos acompanham.

