O 3.º Vernissage do Mu(n)dArte é uma iniciativa do CASPAE que pretende valorizar a educação artística como ferramenta de expressão, desenvolvimento pessoal e consciência criativa. O evento assume-se como um momento de partilha e celebração da arte, reunindo convidados num ambiente de reflexão, sensibilidade e encontro cultural.

O Mu(n)dArte é um projeto de educação artística da responsabilidade da Artista Plástica Andrea Cris Sponchiado Tomicioli, que acompanha os aprendizes de artistas ao longo do seu percurso criativo, promovendo a experimentação, a liberdade de expressão e o desenvolvimento do pensamento artístico.

Neste evento, de carácter exclusivo a convidados, estarão em exposição intitulada de “Metamorfose” mais de 30 obras produzidas pelos aprendizes de artistas do Mu(n)dArte, refletindo diferentes processos criativos, técnicas e interpretações, desenvolvidas ao longo do trabalho artístico realizado. Teremos um espetáculo performático que dará a conhecer aos convidados e familiares o trabalho artístico e cultural desenvolvido com crianças e jovens pela artista italiana Andrea Cris Sponchiado Tomicioli.

O 3.º Vernissage Mu(n)dArte afirma-se como um espaço de valorização do percurso dos participantes, de envolvimento cultural e de promoção da arte consciente, reforçando o compromisso do CASPAE com a educação, a cultura e o desenvolvimento integral dos indivíduos.

BOAS VINDAS

Andrea Tomicioli

Responsável Técnica

 

OProjeto Mu(n)dArte nasceu em 2018 como um projeto piloto. Na altura, em conversa com a Direção do Caspae, sugeri criar para Portugal algo ainda não pensado sobre Arte para crianças e jovens, com base em minhas experiências vividas em países como Brasil, Itália e México.

Nesse sentido, iniciámos as aulas na Escola Solum Sul, com um grupo de utentes do CAF, para uma comunidade ainda restrita. Entretanto, cresceu exponencialmente o número de crianças interessadas pela iniciativa. Em 2019, concretizámos o Projeto Mu(n)dArte no local que chamo até hoje de nosso Atelier Mu(n)dArte. Ainda no mesmo ano de 2019, realizámos o primeiro Vernissage, e desde então, crescemos como arte, cultura, e desenvolvimento artístico, sempre pensado, estudado e trabalhado para os nossos aprendizes de artista.

Emergiu, dessa forma, um projeto impossível de ser comparado a qualquer outro que exista, fruto do trabalho da artista Andrea Tomicioli, com o apoio e total colaboração da Instituição para a qual presta este serviço, o Caspae; juntos somos uma equipa que consegue alcançar os objetivos e a continuidade artística e cultural, para atender a uma sociedade à qual oferecemos arte com competência, metodologias de ensino/aprendizagem nas diversas áreas da arte e da cultura geral, reflexões sobre o mundo, e assuntos pertinentes a sociedade e aos cidadãos, sem distinção!

Um ano mais tarde, em 2020, ganhámos o prémio da Bienal Internacional de Arte em Grécia, com o nosso projeto de Artes, levámos 10 das nossas crianças aprendizes de artista a competirem com mais de 30 mil crianças de vários outros países, como Alemanha, Espanha, Índia, Chile, entre outros. O Mu(n)dArte teve a honra de ser o único a representar Portugal, ganhámos todos os prémios desde o 1º até ao 5º colocados!

Esse foi um dos exemplos de que sabemos o que fazer no universo das Artes Plásticas e Artes Integradas! É com imensurável satisfação que faço o que faço, porque a Arte pode, sim, mudar o mundo e contribuir em todas as áreas e profissões!