O Seminário, Detenção e/ou reclusão: quais os direitos das crianças e jovens? irá decorrer no dia 15 de novembro de 2023 no auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC).
Este Seminário trata-se do evento de encerramento do Projeto Agentes de Transformação 3C´s, financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/EEA Grants, organizado pelo CASPAE (promotor) em parceria com a DGRSP, a FPCE da Universidade de Coimbra, a CPCJ de Coimbra, o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, a Associação Juvenil CodigAtómiko e a organização norueguesa For Fangers Pårørende.
O Seminário, Detenção e/ou reclusão: quais os direitos das crianças e jovens?, dirige-se a todas as pessoas com interesse em conhecer, refletir e debater sobre a a salvaguarda dos direitos das crianças e jovens com progenitores/as ou representantes legais em detenção e/ou reclusão.
Tem por principais objetivos:
i) apresentação da metodologia de trabalho colaborativo, produtos e resultados do projeto Agentes de Transformação 3C´s;
ii) partilha de conhecimentos, de boas práticas e de propostas para a transformação, despoletando o debate interdisciplinar no encontro de respostas concertadas para a salvaguarda do interesse supremo da criança;
iii) construção coletiva de significados, dando visibilidade a uma problemática social emergente: a salvaguarda dos direitos das crianças e jovens com progenitores/as ou representantes legais em detenção e/ou reclusão.
BOAS VINDAS
Emília Bigotte de Almeida
Presidente da Direção do CASPAE
“Pensar nos direitos da criança é tido, quase, como uma certeza pela maioria dos cidadãos, em áreas como a da educação, da cultura e da saúde. No entanto, existem ainda lacunas a colmatar, mesmo num país como Portugal, que ratificou a Convenção sobre os Direitos da Criança em 1990.
Um processo de detenção/reclusão de um progenitor pode arrastar a criança/jovem para uma situação de grande vulnerabilidade, pelo que a forma como os profissionais envolvidos tratam esse acontecimento deverá incluir procedimentos que minimizem os fatores de risco a que aqueles estão expostos acautelando assim eventuais consequências nos comportamentos futuros, dificilmente quantificáveis.
É com a intenção de provocar a discussão e a reflexão de um tema que a sociedade ainda tenta encapsular, revolvendo estigmas instalados que podem ameaçar os direitos humanos, nomeadamente de menores desprotegidos que o CASPAE,IPSS, de Coimbra promove o projeto “Agentes de Transformação 3C´s: Conhecimento, Consciencialização e Capacitação”, financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s.
Mais do que debater a questão dos direitos daquelas crianças/jovens, este projeto, inovador em Portugal, criou alianças entre organizações de profissionais de diferentes áreas de intervenção, para a criação de possíveis soluções que venham melhorar a vida dos seus beneficiários. Com parceiros formais nacionais e internacionais e redes colaborativas ricas na multidisciplinaridade, este projeto tem vindo a criar estratégias e medidas com potencialidade para a implementação de processos facilitadores.
O Seminário “Detenção e/ou reclusão: quais os direitos das crianças e jovens?” vem trazer a público, não apenas o trabalho que tem vindo a ser realizado desde 2021, mas, e em especial, a reflexão das organizações que interagem com crianças com figuras de referência em situação de reclusão. Trata-se de um convite ao diálogo em torno das possibilidades que o trabalho colaborativo em rede pode gerar, que conduza ao debate sobre possíveis soluções para a disseminação do Conhecimento, da Consciencialização e da Capacitação, (os três eixos do Projeto Agentes de Transformação 3 C’s) essenciais à garantia dos direitos destas crianças/jovens em situação de vulnerabilidade.”
O Seminário “Detenção e/ou reclusão: quais os direitos das crianças e jovens?” convida à reflexão e participação ativa na construção coletiva de significados, dando visibilidade a uma problemática social emergente: a salvaguarda dos direitos das crianças e jovens com progenitores/as ou representantes legais (as suas figuras parentais de referência) em detenção e/ou reclusão.
Trata-se de um momento solene que encerra mais de dois anos de trabalho colaborativo intersetorial, entre organizações do setor público, do setor privado e do terceiro setor, implementado no âmbito do Projeto Agentes de Transformação 3C´s – Conhecimento, Consciencialização e Capacitação.
Acreditamos que este seja um espaço de partilha, gerador de diálogos agitadores de consciências e, sobretudo de encontro de soluções, inovadoras e céleres, aos múltiplos desafios de uma realidade social, que carece de mudança emergente, por comprometer a salvaguarda do interesse superior das crianças e jovens.
Carla Mendes
Gestora do Projeto Agentes de Transformação 3C´s
ALINHAMENTO GERAL
Comunicação – Agentes de Transformação 3C´s: Conhecimento, consciencialização e capacitação sobre os direitos das crianças com progenitores/as ou representantes legais em detenção e/ou reclusão;
Painel I – NA EUROPA, O FUTURO COMEÇOU
Painel II – DIREITO DAS CRIANÇAS A UMA PARENTALIDADE POSITIVA
Comunicação – Os Direitos da Criança no centro da ação – a capacitação dos profissionais;
Painel III – RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL NO EXERCÍCIO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS: EDUCAÇÃO E SOCIAL
Painel IV – RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL NO EXERCÍCIO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS: JUSTIÇA E SEGURANÇA
SESSÃO DE ABERTURA
MODERADORES
ORADORES CONVIDADOS
COMUNICAÇÕES