CINOTERAPIA

Em 2015, surgiu o projeto-piloto “Cinoterapia” que tem como objetivo geral a implementação e generalização das Intervenções Assistidas por Animais (IAA), em contexto escolar, para crianças com Necessidades de Saúde Especiais (NSE). O Plano de Intervenção Individual é efetuado em conjunto com os professores de ensino especial e professores titulares de turma, tendo em conta as caraterísticas individuais das crianças.

O projeto tem três fases:  a fase de estudo, a fase de implementação e a fase da generalização.

Ao longo do ano letivo 2016/2017 este projeto foi implementado em parceria com o Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro-Coimbra. Realizou-se um estudo exploratório, com quatro crianças inseridas numa Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo. Neste estudo exploratório, coordenado e monitorizado pelo CASPAE verificou-se o aumento dos comportamentos de comunicação e de socialização dessas crianças.

Em 2018, foi assinado um protocolo com a Guarda Nacional Republicana para cedência de um binómio constituído por um treinador de cães e por um cão de IAA.

Atualmente o projeto está a ser realizado em conjunto com o Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, na escola EB1 Coselhas. Estão a ser apoiadas pelo projeto “Cinoterapia” 5 crianças diagnosticadas com perturbação do espectro do autismo.

Para mais informações:

Catia.rodrigues@caspae.pt ou 962091985

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