Uma outra vertente do projeto All in Scratch é o subprojeto “Programação para a Inclusão”, que teve início este ano letivo 2016/2017, onde se proporciona a crianças desfavorecidas e em risco de exclusão social a oportunidade de estarem em contacto com a tecnologia, desenvolvendo de forma autónoma materiais Scratch, de acordo com temáticas importante e atuais – direitos humanos, educação para a cidadania, educação para a saúde, etc.
Dirigido a jovens da Escola Básica do Ingote com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, o projeto permite a estes alunos desenvolverem não só competências de programação, criatividade, autonomia, cooperação e entreajuda, mas também a oportunidade de criarem e desenvolverem histórias, jogos e animações que possam partilhar com a comunidade.
Na sala de aula, o objetivo passa por desenvolver uma perspetiva pedagógica motivadora, tornando as aprendizagens mais significativas e contextualizadas, estimulando os alunos a desenvolverem competências multidisciplinares.
Contribuindo para o sucesso-escolar e promovendo o bem-estar social, o projeto pretende ainda sensibilizar a comunidade envolvente, alertando para os perigos da exclusão social.