No âmbito do Concurso “Ciência e Cultura no Ingresso ao Ensino Superior”, promovido pela Ciência Viva e executado pelo Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola nº10 (CASPAE), em colaboração com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e a empresa Early-Brainy, o projeto “MathScratch”, desenvolvido como atividade extracurricular pelos alunos do 1º ano da licenciatura em Engenharia Biomédica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e avaliado em duas Unidades Curriculares, teve início em Outubro de 2016 e fim a Fevereiro de 2018.
A ferramenta Scratch foi utilizada enquanto linguagem de programação introdutória a outras linguagens de programação mais complexas e em simultâneo foram desenvolvidos projetos na área da matemática, com o propósito de apoiar alunos da mesma instituição com dificuldades nesta área.
O projeto “MathScratch” visa a criação de produtos (jogos / animações) sobre um tema de Matemática, em conceitos básicos e elementares considerados essenciais para a integração de alunos do ensino superior em cursos de engenharia, utilizando a programação Scratch.
Estes recursos foram colocados numa plataforma para o uso dos alunos do primeiro ano com dificuldades em matemática. Pretendemos apoiar os alunos e facilitar a sua integração no ensino superior, criando uma estrutura sustentável que inclua projetos realizados durante o ano letivo 2016/2017, identificando as principais dificuldades encontradas nas áreas de conhecimento consideradas essenciais.
O projeto foi realizado como atividade extracurricular por estudantes do 1º ano do grau de Engenharia Biomédica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e foi avaliado em duas unidades curriculares, Cálculo I e Introdução de Tecnologias de Informação.
Promovido por