De acordo com Oliveira e Lopes “o Scratch é um brinquedo fundamental para a educação de infância, uma vez que contribui para a aprendizagem social de competências do século XXI.”
Tendo como base este pressuposto, iniciou-se no ano letivo 2016/2017, em contexto de pré-escolar, um projeto em parceria com um programa de educação em ambiente natureza “Limites Invisíveis”, com o objetivo de desenvolver nos mais novos o sentido de motivação, entreajuda, coordenação, competências computacionais, promovendo o interesse pela ciência e pela tecnologia.
A participação das crianças do Jardim de Infância dos Serviços Sociais da Universidade de Coimbra (JISASUC) nos “Programas Casa da Mata” integrados no projeto “Limites Invisíveis”, durante 8 semanas, 4 vezes por semana, conduziu à ideia de transportar as suas vivências em ambiente natureza, com uma forte componente exploratória, para a produção de um recurso tecnológico. Assim, durante cinco semanas, em grupos de seis elementos, divididos por três computadores, as crianças têm oportunidade de desenvolver projetos Scratch, onde podem transportar para o computador os momentos e memórias que vivenciaram no programa de educação outdoor, e programar as suas histórias de forma interativa e lúdica.
O resultado final, como os próprios referem, são histórias onde conseguem “dar vida” aos seus desenhos, movimentando-os ao longo dos cenários, gravando as suas vozes e colocando no projeto os melhores momentos que passaram em contacto com a natureza.
Conheça as produções digitais que as crianças dos JISASUC realizaram: