Para o ano letivo 2018/2019, garantimos o apoio de 14 "PADRINHOS", que assumiram os encargos com 19 turmas do 4º ano de escolatidade em 16 escolas do 1º ciclo de 4 agrupamentos de Coimbra, 1 escola do Distriro de Leiria e 1 escola do distrito de Aveiro, perspetivando-se envolver perto de 350 alunos.
PADRINHO |
ESCOLA |
AGRUPAMENTO |
TEMA |
|
EB1 do Ameal, EB1 de Arzila, EB1 de Taveiro |
Coimbra Oeste |
O que a Critical faz? Software para comboios, carros e satélites |
|
EB1 do Bairro Norton de Matos |
Coimbra Sul |
Educação Ambiental Energias Renováveis |
|
EB1 do Areeiro |
Coimbra Sul |
Educação para o Ambiente Tratamento de Águas |
Centro Escolar da Barreira |
Leiria |
||
EB 1 de Assequins |
Águeda |
||
|
Centro Escolar Quinta das Flores-turma B |
Coimbra Sul |
Aprender Engenharia |
|
EB1 da Palheira |
Coimbra Centro |
Educação para a Saúde Bons Hábitos Alimentares |
|
EB1 Casconha |
Coimbra Centro |
Educação para a saúde Um olhar sobre o Parkinson
|
|
EB1 de São João do Campo |
Coimbra Centro |
Educação Financeira |
|
EB1 de Vendas de Ceira |
Coimbra Sul |
Direitos Humanos |
|
EB1 de Assafarge |
Coimbra Centro |
Educação Rodoviária |
|
EB1 S.Silvestre |
Coimbra Centro |
Educação para a Saúde Bons Hábitos Alimentares |
|
Centro Escolar Quinta das Flores-turma A
|
Coimbra Sul |
Educação para a saúde
|
|
EB1 do Dianteiro
|
Eugénio de Castro |
Educação Rodoviária |
|
Centro Escolar Quinta das Flores-turma C |
Coimbra Sul |
Educação Ambiental Energias Renováveis
|
Docente do ISEC Rui Rodrigues |
EB1 do Tovim |
Eugénio de Castro |
Matemática Divertida |
As Turmas, os Padrinhos e o Projetos
O tema ‘Direitos Humanos’ foi desenvolvido por uma turma da escola EB1 de Vendas de Ceira, graças ao apadrinhamento da Ferreira Ramos, Filomena Girão e Associados, Sociedade de Advogados.
O tema ‘Educação Alimentar – Bons hábitos alimentares’ foi desenvolvido por uma turma, na escola EB1 da Palheira, graças ao apadrinhamento do Restaurante O Mercado, que, através do seu apoio, permitiu que a programação scratch chegasse a estes alunos.
O tema ‘Educação Ambiental – Energias Renováveis’ foi desenvolvido por uma turma do Centro Escolar da Quinta das Flores, graças ao apadrinhamento da Virtual Power Solutions.
O tema ‘Aprender Engenharia’ foi desenvolvido por uma turma do Centro Escolar da Quinta das Flores, graças ao apadrinhamento da Junisec.
O apadrinhamento da CRITICAL Software permitiu que a programação Scratch chegue a 3 turmas das escolas EB1 do Ameal, EB1 de Arzila e EB1 de Taveiro. Os alunos dessas turmas realizaram projetos sobre o trabalho desenvolvido pela empresa e sobre os seus
valores.
O tema ‘Educação Financeira’ foi desenvolvido por uma turma da escola EB1 de São João do Campo, graças ao apadrinhamento do Crédito Agrícola.
O tema ‘Educação Alimentar – Bons hábitos alimentares’ foi desenvolvido por uma turma da escola EB1 de S. Silvestre, graças ao apadrinhamento do restaurante Dona Taska.
O tema ‘Educação para a Saúde – Daltonismo’ foi desenvolvido por uma turma do Centro Escolar da Quinta das Flores, graças ao apadrinhamento da DSMEI – Distribuição e serviços de material de escritório e de informática.
Graças ao apadrinhamento da New Seguros, o tema ‘Educação Rodoviária’ foi desenvolvido por uma turma da escola EB1 do Dianteiro, turma que arrecadou o primeiro prémio desta edição do Projeto.
O tema ‘Educação para o Ambiente – Tratamento de Águas’ foi desenvolvido por 3 turmas, nas escolas EB1 do Areeiro, Centro Escolar da Barreira e EB1 de Assequins, graças ao apadrinhamento das Águas do Centro Litoral.
O tema ‘Educação para a Saúde – Doença Parkinson’ foi desenvolvido por uma turma da escola EB1 de Casconha, graças ao apadrinhamento da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson.
O tema ‘Educação Rodoviária’ foi desenvolvido por duas turmas, nas escolas EB1 de Assafarge e EB1 do Dianteiro, graças ao apadrinhamento da oficina Carvalho, Amado & Filho, Lda.
O tema ‘Educação Ambiental – Energias Renováveis’ foi desenvolvido por uma turma, na escola EB1 do Bairro Norton de Matos, graças ao apadrinhamento da Intellicare.
Os pais de alunos também puderam apoiar as turmas dos seus filhos. Caso disso foi o caso da turma da EB1 Tovim, apoiada pelos pais Miguel Gouveia e Rui Rodrigues. O resultado do desenvolvido foi um jogo criado pela truma, que aborada uma lenda de elevada relevância na cultura conimbricense e a exploração da conceitos matemáticos.