O CASPAE vai dinamizar no próximo dia 12 de julho, sexta-feira, a Feira de Educação e Desporto, nas instalações da Escola Superior Agrária de Coimbra.

O encontro vai reunir cerca de 250 crianças do 1.º ciclo do Município de Coimbra, envolvendo os participantes — enquadrados no programa de interrupção letiva do CASPAE — num circuito de atividades desportivas e pedagógicas variadas.

As crianças, oriundas da Escola Básica 2,3 Martim de Freitas, Escola Básica 2,3 Eugénio de Castro, Escola Básica 1º ciclo Norton de Matos, e Escola EB1 São Martinho do Bispo, serão distribuídas por oito grupos que passarão por oito “estações”, entre as 10h e as 15h, num circuito só interrompido durante o almoço. Cada atividade terá uma duração aproximada de 30 minutos.

Para além do desporto — em que Karaté, Corfebol, Futsal, Râguebi e Ginástica estarão em evidência — o programa vai oferecer, pelas 15h, uma demonstração equestre, permitindo que as crianças tenham contacto próximo com cavalos e o universo da equitação, e incluirá jogos tradicionais e insufláveis.

A Águas do Centro Litoral, os Bombeiros Voluntários de Brasfemes e o Comando Territorial de Coimbra da GNR também estarão presentes nesta feira, a dinamizar sessões pedagógicas junto das crianças.

Escola Superior Agrária de Coimbra será palco de um dia recheado de atividades e jogos, que promete fazer sucesso junto do público mais novo. Encontro vai reunir cerca de 250 crianças do 1.º ciclo do Município de Coimbra

Tem por principais objetivos:

  • Introduzir os participantes a diversas modalidades, promovendo a prática desportivA;
  • Oferecer um programa dinamizado ao ar livre, estimulando a relação das crianças com a natureza; 
  • Disponibilizar uma alternativa de ocupação dos tempos livres aos participantes do 1.º ciclo;
  • Consciencializar para a importância do uso eficiente de água;
  • Aproximar as crianças de organizações públicas como os Bombeiros e as forças de seguranças

BOAS VINDAS

Emília Bigotte de Almeida

Presidente da Direção do CASPAE

O Desporto é uma marca do CASPAE que se tem vindo a reforçar a cada ano que passa. Por isso, não podíamos pensar em concretizar um programa comemorativo dos 25 anos da instituição sem destacar o papel do desporto no desenvolvimento psico-motor das crianças. A Educação, refletida enquanto responsabilidade pedagógica, foi também um elemento considerado na conceção desta feira, que pretende ainda alertar o público mais novo para a importância do uso eficiente da água, e das organizações públicas como a GNR ou os Bombeiros. Estamos confiantes de que os participantes vão gostar muito das muitas atividades e surpresas que preparámos, juntamente com os nossos parceiros.