O Evento de Encerramento, Palco da Inclusão: Voluntariado e Teatro do Oprimido, irá decorrer no dia 27 de janeiro de 2024 na sala Jacques da Fundação Bissaya Barreto, Coimbra,
Este trata-se do evento de encerramento do Projeto CiviAct, financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/EEA Grants, organizado pelo CASPAE (promotor) em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra.

O Evento de Encerramento, Palco da Inclusão: Voluntariado e Teatro do Oprimido, dirige-se a todas as pessoas com interesse em conhecer, refletir e debater sobre a importância do empoderamento de grupos vulneráveis.

Tem por principais objetivos:

  • Apresentação dos resultados e produtos do Projeto CiviAct;
  • Diálogos construtivos e reflexões para a promoção da consciencialização das práticas de voluntariado e do Teatro Oprimido na Transformação Social;
  • Incentivar a participação ativa da comunidade na mudança do paradigma social;
  • Promoção do debate sobre a importância da utilização da metodologia proposta para o empoderamento de grupos vulneráveis;

BOAS VINDAS

Emília Bigotte de Almeida

O evento de encerramento do Projeto CiviAct pretende apresentar resultados concretos sobre a metodologia desenvolvida (Voluntariado e Teatro do Oprimido) no empoderamento de grupos vulneráveis, assim como, promover o debate sobre a consciencialização das práticas de voluntariado e do Teatro Oprimido na Transformação Social.

O evento de encerramento “Palco de Transformações: Voluntariado e Teatro do Oprimido”, reúne profissionais de diferentes áreas, jovens voluntários do Projeto CiviAct com o objetivo de refletir e debater a importância da participação ativa da comunidade na mudança do paradigma social e o papel das organizações na promoção do voluntariado juvenil.
Pretende-se, sobretudo, que seja um momento de partilha de boas práticas, de conhecimento e de potenciais processos reflexivos sobre os benefícios que o voluntariado pode trazer aos jovens, nomeadamente o desenvolvimento e aquisição de conhecimentos, competências e capacidades que contribuem para o seu empoderamento no exercício pleno dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

O evento de encerramento do Projeto CiviAct, intitulado como Palco da Inclusão: Voluntariado e Teatro do Oprimido, visa ser um espaço de compartilhamento de boas práticas, conhecimento e oportunidades para reflexões sobre os benefícios do voluntariado para os jovens.

Destaca-se, especialmente, a importância do desenvolvimento e aquisição de conhecimentos, que contribuem para o empoderamento dos jovens no pleno exercício de seus direitos e deveres enquanto cidadãos

Marco Gomes

ALINHAMENTO GERAL

Teatro do Oprimido

CiviAct: Transformando Narrativas: Teatro do Oprimido e Voluntariado no empoderamento de Grupos Vulneráveis

Exposição Fotográfica T(Voluntariado – Metodologia Photovoice)

Mesa Redonda: Diálogos de Empoderamento: Teatro do Oprimido e Voluntariado na Promoção da Participação Ativa

MODERADORA

Isabel Duque

ORADORES CONVIDADOS

Filomena Girão

Carla Marques