O CASPAE – Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola vai dinamizar, no próximo dia 16 de novembro de 2024, um colóquio de reflexão subordinado ao tema “Humanização Digital na Saúde e no Cuidado do Idoso”. O evento terá lugar em Coimbra, no auditório da ESTeSC – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, entre as 09h30 e as 16h30.
Este é o segundo encontro de um ciclo de três colóquios, enquadrados numa metodologia dinâmica e informal, em que o CASPAE procura promover reflexões interdisciplinares junto da comunidade.
Os desafios associados às práticas e conceitos relacionados com o recurso à tecnologia para proporcionar um atendimento mais empático, eficiente e centrado no utente, em particular no cuidado do idoso, serão abordados neste colóquio, que se dividirá em três paineis de debate. O encontro vai, ainda, discutir o papel que o terceiro setor desempenha na complementaridade dos serviços de saúde pública e privada, especialmente em áreas de difícil acesso ou em populações vulneráveis.
alguns dos temas em análise neste colóquio, que reunirá quase duas dezenas de oradores especializados.
Ciclo de colóquios pretende suscitar debates públicos junto da população sobre questões como as respostas ao envelhecimento, a privação material ou os desafios da educação. “Humanização Digital na Saúde e no Cuidado do Idoso” será o tema do primeiro encontro, agendado para o próximo dia 16 de novembro, sábado
Tem por principais objetivos:
- Debater os princípios da humanização digital na saúde, especificamente no contexto do cuidado ao idoso.
- Identificar desafios enfrentados na aplicação de tecnologias voltadas ao cuidado do idoso, como barreiras de acessibilidade digital, privacidade, ou resistência ao uso de tecnologia.
- Incentivar o diálogo entre profissionais de saúde, gestores, cuidadores e familiares para debater formas de integrar melhor as soluções digitais ao cuidado humanizado do idoso.
- Avaliar o impacto de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, robótica e telemedicina.
- Promover uma partilha de conhecimento que considere os desafios locais, focando em soluções mais contextualizadas ao território servido.
BOAS VINDAS

Emília Bigotte de Almeida
Presidente da Direção do CASPAE
O nosso ciclo de reflexão prossegue com o seu segundo encontro, um colóquio em que pretendemos debater os desafios do envelhecimento e a tecnologia ao serviço do cuidado ao idoso. Desta vez, será a ESTeSC a anfitriã do programa comemorativo do CASPAE, destacando-se como um parceiro essencial na concretização deste projeto.
A promoção de debates sobre saúde e cuidado ao idoso é de fundamental importância para garantir que as sociedades estejam preparadas para enfrentar os desafios e oportunidades apresentados pelo envelhecimento. Por isso, concebemos este encontro que reunirá vários especialistas, numa dinâmica de debate informal em que cada protagonista é convidado a partilhar a sua experiência e conhecimento, discutindo caminhos comuns com vista a reforçar a sinergia entre a saúde e a inovação.
Fomentando esse diálogo entre os diferentes atores — sociedade civil, profissionais de saúde, promotores de políticas públicas, familiares e os próprios idosos —, acreditamos que será um programa bastante enriquecedor na construção de um futuro onde o envelhecimento seja vivido com a dignidade e respeito que a condição humana exige.

SESSÃO DE ABERTURA
PAINEL I
ENVELHECIMENTO E SAÚDE
ENVELHECIMENTO E SAÚDE
PAINEL II
CUIDADO AO IDOSO
CUIDADO AO IDOSO
PAINEL III
RESPOSTAS SOCIAIS
RESPOSTAS SOCIAIS
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
