O CASPAE – Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola vai dinamizar, no próximo dia 15 de dezembro de 2024, um colóquio de reflexão subordinado ao tema “Combate à Pobreza e Inovação nas Respostas Sociais”. O evento terá lugar em Coimbra, no Pavilhão Centro de Portugal, em pleno Parque Verde, entre as 15h00 e as 18h30.

Realizado com a parceria da Orquestra Clássica do Centro, este é o terceiro encontro de um ciclo de três colóquios, enquadrados numa metodologia dinâmica e informal, em que o CASPAE procura promover reflexões interdisciplinares junto da comunidade. 

Compreender os impactos da situação de pobreza na saúde, educação, desenvolvimento infantil, violência, debater as causas estruturais da pobreza, identificar as inovações sociais e tecnologias que possam ser aplicadas no combate à pobreza e exclusão social, e discutir exemplos de tecnologias sociais bem-sucedidas e como podem ser replicadas ou adaptadas em diferentes contextos são alguns dos objetivos do encontro que vai reunir vários especialistas.

Ciclo de colóquios pretende suscitar debates públicos junto da população sobre questões como as respostas ao envelhecimento, a privação material ou os desafios da educação. “Combate à Pobreza e Inovação nas Respostas Sociais” será o tema do encontro, agendado para o próximo dia 15 de dezembro, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra.

Tem por principais objetivos:

  • Debater as causas estruturais da pobreza, como a desigualdade económica, falta de oportunidades de emprego, discriminação e deficiências no sistema educacional;
  • Avaliar respostas existentes de combate à pobreza e exclusão social em diferentes contextos regionais e nacionais;
  • Discutir resultados das políticas públicas na proteção social de quem está mais vulnerável;
  • Compreender os impactos da situação de pobreza na saúde, educação, desenvolvimento infantil, violência, entre outros fatores que afetam o bem-estar das populações vulneráveis;
  • Identificar projetos e iniciativas para promover a inclusão social de grupos marginalizados, incluindo minorias étnicas, imigrantes, pessoas com deficiência, idosos e jovens em situação de risco.

BOAS VINDAS

Emília Bigotte de Almeida

Presidente da Direção do CASPAE

O nosso ciclo de colóquios de reflexão chega ao fim, focando o olhar em temas como o combate à pobreza e a inovação social, questões essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. Ao abrir espaço para o debate, acreditamos que estamos a promover uma compreensão mais ampla e informada sobre as causas complexas que justificam a pobreza e a exclusão social e, por isso, decidimos dar destaque a esta problemática, estimulando uma cultura de solidariedade e cooperação. 

Mais uma vez, o CASPAE conseguiu reunir um prestigiado painel de especialistas que, generosamente, aceitaram participar no colóquio de reflexão que, no mês de dezembro, vai realizar-se no Pavilhão Centro de Portugal. Esta iniciativa é possível também graças ao apoio da Orquestra Clássica do Centro, cuja parceria muito nos honra. Com todos estes ingredientes, acreditamos que será uma tarde bastante enriquecedora para os participantes, lembrando que as mesas de debate serão transmitidas em formato vídeo nas plataformas digitais do CASPAE. 

Vamos fechar o ano de 2024 em grande!

SESSÃO DE ABERTURA

Emília Bigotte de Almeida

Luís Trindade

PAINEL I

PRIVAÇÃO MATERIAL E A LIBERDADE

Bernardo Parra

Pedro Góis

Manuel Antunes

 José Maria

PAINEL II

RESPOSTAS SOCIAIS NO TERRITÓRIO

Isabel Duque

Manuel Menezes

Cristina Pinho

Natacha Santos

Cátia Mariano

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Francisco Rodrigues

Emília Bigotte de Almeida