O “Espaço ConCentro” é um programa de apoio individualizado que a Instituição pretende disponibilizar através da contratualização de diversos serviços especializados que pretendem responder às necessidades diagnosticadas.

Após a sinalização da situação, o Gestor de Caso realiza a primeira consulta de avaliação.  Seguidamente é elaborado um Plano de Intervenção que engloba um conjunto de sessões presenciais e/ou de apoio (articulação com organismos e /ou entidades) que dependem da problemática em questão e que são realizadas ao longo do período acordado com o utente ou com o seu responsável.

Cada Plano de Intervenção tem orçamento próprio, podendo haver comparticipação social caso os rendimentos familiares o justifiquem. A contratualização do(s) serviço(s) carece de aceitação do Plano de Intervenção e o cumprimento do Regulamento de Funcionamento específico, disponível no site da instituição.

PsiKids

Este é um serviço para a população infantil (5 aos 18 anos) que contempla a sinalização, avaliação e intervenção com a criança em articulação com o sistema familiar e com os agentes educativos implicados.

Áreas de Intervenção

  • Orientação familiar
  • Orientação vocacional e escolar
  • Perturbações neurodesenvolvimentais e do comportamento.

Parcerias: Agrupamentos de Escolas e CPCJ de Coimbra (informal)

Responsável: Cátia Rodrigues –  catia.rodrigues@caspae.pt

Este serviço é direcionado à população adulta e disponibiliza acompanhamento psicológico individual, familiar e de casal, potenciando e promovendo uma melhor qualidade de vida e uma melhor dinâmica familiar.

 Áreas de Intervenção

  • Perturbações de ansiedade, humor, personalidade, neurocognitivas
  • Orientação familiar
  • Psicoterapia de casal
  • Estratégias e estilos parentais.

Responsável: Cátia Rodrigues –  catia.rodrigues@caspae.pt

Psicoterapia

Psiconutrição da Saúde

Este é um serviço para a população em geral (6 aos 80 anos) que através de coaching alimentar visa promover um estilo de vida, físico e psicologicamente, saudável dos indivíduos.

Áreas de Intervenção

  • Perturbações da alimentação e da ingestão (Ex. Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Perturbação de Ingestão alimentar compulsiva)
  • Perturbações depressivas e de ansiedade associadas ao excesso de peso
  • Anedonia (ex. indivíduos com baixo Indice Massa Corporal).

Responsável: Cátia Rodrigues –  catia.rodrigues@caspae.pt

Este serviço tem como objetivo prevenir, sinalizar, avaliar, diagnosticar e intervir em problemas de comunicação, linguagem, fala, gaguez, motricidade orofacial, deglutição, voz, leitura e escrita, que interfiram direta ou indiretamente a nível escolar, profissional ou pessoal.

Parcerias: Agrupamentos de Escola

Responsável: Filipa Cerveira – filipa.cerveira@caspae.pt

Terapia da Fala

Cinoterapia

Em 2015, surge o projeto-piloto de Cinoterapia, implementado em parceria com o Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro-Coimbra e que tem como objetivo geral a implementação e generalização da terapia assistida pelo cão, em contexto escolar, para crianças com Necessidades Educativas Especiais.

Este projeto visa aliar a intervenção assistida por cães a crianças com necessidades educativas especiais (NEE) em contexto escolar. O Plano de Intervenção Individual é efetuado em conjunto com os professores de ensino especial e professores titulares de turma, tendo em conta as caraterísticas individuais das crianças.

O projeto tem três fases:  a fase de estudo, a fase de implementação e a fase da generalização.

Numa primeira fase realizou-se um estudo de caso com quatro crianças com NEE. Neste estudo verificou-se o aumento dos comportamentos de comunicação e de socialização dessas crianças.

Ao longo do ano letivo 2016/2017, desenvolveu-se a segunda fase com a de implementação de um estudo exploratório, com quatro crianças inseridas numa Unidade de Ensino Estruturado para Autistas.

Este estudo exploratório, coordenado e monitorizado pelo CASPAE contou com a  parceria da dupla Ana Barbosa Ribeiro (técnica de terapia assistida por animais) e a Mel (cadela de terapia).

Numa última fase, a da generalização, o objetivo é alargar este projeto a outras escolas do Concelho de Coimbra, prevendo-se intervenções nas Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (UEEEAPEA) existentes em Agrupamentos de Escolas. Para o efeito, foi realizado a 9 de março de 2018 protocolo com o Comando Territorial de Coimbra .

Leia a notícia do Diário de Coimbra em edição digital clicando aqui !

Responsável: Cátia Rodrigues – catia.rodrigues@caspae.pt

Cinoterapia-Atividades

Os animais influenciam positivamente o desenvolvimento das crianças e têm um papel valioso na terapia (Endenburg,Lith, 2011).

No dia 18 realizou-se mais uma sessão na Escola do 1º ciclo de Coselhas do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas.

Tem por objetivo on acompanhamento escolar do aluno no respeito do seu ritmo, motivação e estilo de aprendizagem.

Áreas de Intervenção

  • Promoção do rendimento escolar;
  • Aquisição de metodos de estudo.

Responsável: Sara Ferreira – sara.ferreira@caspae.pt

Estudo Acompanhado

Informações sobre Formações

Há procura de ajuda? Entre em contato conosco