É disponibilizado um conjunto de serviços de cuidados individualizados e personalizados dirigidos a adultos, idosos ou famílias, que visam os cuidados de apoio às necessidades básicas e/ou atividades de vida diária.

  • Atividades Ocupacionais – atividades desportivas, artisticas, tecnológicas e de animação socio-cultural que permitem potenciar condições para uma vida saudável e estimular as relações interpessoais.
  • Apoio Psicológico e Terapias –  visa a promoção da autonomia, o auto-conhecimento e as competências de resolução de problemas do paciente, para que este recupere o equilíbrio e estabilidade num curto espaço de tempo.
  • Apoio Domiciliário –  visa a prestação de todos os cuidados adequados à satisfação das necessidades, tendo em vista manter ou melhorar a autonomia de pessoas idosas e em situação de dependência, no seu próprio domicílio
  • Cuidados de Higiene e Bem Estar – visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas garantindo a satisfação das necessidades básicas e atividades diárias.

Activar-te – Atividades Ocupacionais

É um programa de atividades ocupacionais dirigido aos associados do CASPAE, com idades superiores a 18 anos. Uma equipa multidisciplinar assegura um conjunto diversificado de atividades desportivas, artísticas, tecnológicas e de animação sócio-cultural que permitem potenciar condições para uma vida saudável e estimular as relações interpessoais.

Para a comunidade de Casal do Lobo e adjacentes, em geral, com especial incidência na população idosa, visa proporcionar um estilo de vida mais ativo, desenvolvendo a autonomia e a comunicação entre membros da mesma comunidade. A intervenção centra-se nas áreas da saúde e bem-estar, atividade física, lúdica e recreativa, disponibilizando à população um conjunto variado de atividades e serviços.

ATIVIDADES DESPORTIVAS

Alongamento e elasticidade, Natação, Hidroginástica, Ginástica de adultas.

ATIVIDADES ARTISTICAS

Dança contemporânea, Dança jazz, Ballet de adultos, Expressão musical, Aula de instrumento musical.

ATIVIDADES TECNOLÓGICAS

Tecnologias da informação e comunicação

ANIMAÇÃO SOCIO-CULTURAL

Passeios, visitas culturais, cinema

Funciona diariamente, de 2ª a 6ª feira, em grupos organizados e/ou em programas específicos de ocupação parcial do dia. Os grupos são constituídos com um número mínimo de participantes, que depende da atividade a desenvolver. Os horários das atividades são definidos consoante as disponibilidades dos recursos físicos e técnicos existentes, bem como, dos grupos constituídos. Poder-se-á faultar transporte aos locais de realização das atividades, com valor a definir consoante as necessidades avaliadas pela equipa técnica.

Integra também um Programa Específico Ambientes de Vida Assistida relacionados com a doença de Parkinson no sentido de fornecer instrumentos de supervisão e/ou assistência nas atividades da vida diária, em coordenação com serviços e profissionais de saúde fora de ambiente clássico destes cuidados.

Parcerias: Município de Coimbra; Junta de Freguesia dos Olivais; Academia de Dança de Casal do Lobo; Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Hospitais da Universidade de Coimbra (não formal).

Responsável: Sofia Madureira – sofia.madureira@caspae.pt

Apoio Psicológico e Terapias

O “Espaço ConCentro” é um programa de apoio individualizado que a Instituição pretende disponibilizar através da contratualização de diversos serviços especializados que pretendem responder às necessidades diagnosticadas.

Após a sinalização da situação, o Gestor de Caso realiza a primeira consulta de avaliação.  Seguidamente é elaborado um Plano de Intervenção que engloba um conjunto de sessões presenciais e/ou de apoio (articulação com organismos e /ou entidades) que dependem da problemática em questão e que são realizadas ao longo do período acordado com o utente ou com o seu responsável.

Cada Plano de Intervenção tem orçamento próprio, podendo haver comparticipação social caso os rendimentos familiares o justifiquem. A contratualização do(s) serviço(s) carece de aceitação do Plano de Intervenção e o cumprimento do Regulamento de Funcionamento específico, disponível no site da instituição.

Apoio Domiciliário

Os cuidados de Higiene e Bem Estar visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida garantindo a satisfação das necessidades básicas e atividades diárias dos seus utentes, no seu próprio domicilio. O facto de ser prestado no próprio domicílio dos utentes, não os condiciona a um afastamento do seu meio natural e favorece  a promoção da sua autonomia e a prevenção de situações de dependência ou do seu agravamento.pretendem contribuir para o aumento significativo da qualidade de vida do indivíduo.

São prestados por profissionais qualificados cujo objetivo passa, não só pela resposta imediata das necessidades identificadas, mas também pela individualização e respeito pela singularidade da pessoa.

CUIDADOS DE HIGIENE E CONFORTO PESSOAL

Prestação de cuidados de acordo com as necessidades individuais, podendo compreender higienização, auxilio no banho, massagens, cabeleireiro, manicure, cuidados de estética, entre outros.

ALIMENTAÇÃO

Confeção das refeições, acompanhamento e/ou supervisão, entrega no domicílio de refeições já confecionadas.

ACOMPANHAMENTO

Acompanhamento individual diurno e/ou noturno, deslocações ao exterior (ida a consultas médicas, exames médicos), companhia, aquisição de bens e compras.

TRATAMENTO DE ROUPA

Serviço de lavandaria, lavagem, secagem e engomagem de roupa no domicílio, pequenos arranjos de roupa;

HIGIENIZAÇÃO DA HABITAÇÃO

Manutenção e limpeza do domicílio do cliente, aconselhamento e/ou realização de pequenas adaptações na habitação com vista a um aumento do conforto e segurança do cliente.

Saber mais…

Teleassistência

Para se assumir o compromisso de assistência permanente o serviço de Teleassistência permite uma resposta rápida aos cuidados de saúde primários e pela medicina preventiva.

Constitui-se como um programa de intervenção e acompanhamento individualizado, que disponibiliza serviços e soluções tecnológicas que permitem o utilizador beneficiar do conforto e da confiança de uma monitorização próxima e personalizado, que promove a sua autonomia e segurança.

Mais Segurança

Maior Tranquilidade

Melhor Qualidade de Vida

Pretendemos assim fazer

Sentir mais confiança, tranquilidade e qualidade de vida, mesmo que viva sozinho;

Permanecer no conforto do domicílio, “sempre acompanhado”;

Garantir a sua independência nas tarefas diárias, mesmo fora de casa.

Para a prossecução deste serviço contamos com a parceria da  Intellicare e da AmoVida, os quais são os promotores do equipamento de monitorização Vivago Domi utilizado no serviço de Teleassistência disponibilizado pelo CASPAE

Saber mais…

Transportes

O Serviço de Transportes é um serviço dirigido aos sócios do CASPAE que tem por objetivo possibilitar a participação em atividades promovidas pela Instituição.

Destina-se às crianças que se encontram nos vários Centros de Atividades, no âmbito das deslocações integradas nos Programas de Interrupção Letiva, e a todos os atletas que frequentam a Escola de Formação Desportiva , nas modalidades de natação, judo, basquetebol e futebol.

Este Serviço também apoio nas deslocações dos jovens e idosos que integram o Programa Activa(r)-te para participarem nas atividades desportivas, artísticas, tecnológicas e de animação sócio-cultural.

Através de protocolo de cooperação interinstitucional o CASPAE cede as suas viaturas e acompanhamento aos alunos para a concretização de atividades integradas no Projeto Pedagógico de cada Escola e de acordo com os objetivos de cada Associação.

Todos os motoristas possuem certificado de transporte coletivo de crianças.

Responsável: Estela Campos – estela@caspae.pt

Informações sobre Formações

Há procura de ajuda? Entre em contato conosco