Dirigido a um público de idades superiores a 16 anos, o CASPAE disponibiliza um conjunto de serviços vários, nomeadamente:

  • Atividades Ocupacionais – atividades desportivas, artisticas, tecnológicas e de animação socio-cultural que permitem potenciar condições para uma vida saudável e estimular as relações interpessoais.
  • Apoio Psicológico e Terapias –  visa a promoção da autonomia, o auto-conhecimento e as competências de resolução de problemas do paciente, para que este recupere o equilíbrio e estabilidade num curto espaço de tempo.
  • Escola de Formação Desportiva – visa a promoção de atividades desportivas que conduzam a hábitos de vida saudável aos jovens com idade inferior a 18 anos de idade.

Activar-te – Atividades Ocupacionais

É um programa de atividades ocupacionais dirigido aos associados do CASPAE, com idades superiores a 18 anos. Uma equipa multidisciplinar assegura um conjunto diversificado de atividades desportivas, artísticas, tecnológicas e de animação sócio-cultural que permitem potenciar condições para uma vida saudável e estimular as relações interpessoais.

Para a comunidade de Casal do Lobo e adjacentes, em geral, com especial incidência na população idosa, visa proporcionar um estilo de vida mais ativo, desenvolvendo a autonomia e a comunicação entre membros da mesma comunidade. A intervenção centra-se nas áreas da saúde e bem-estar, atividade física, lúdica e recreativa, disponibilizando à população um conjunto variado de atividades e serviços.

ATIVIDADES DESPORTIVAS

Alongamento e elasticidade, Natação, Hidroginástica, Ginástica de adultas.

ATIVIDADES ARTISTICAS

Dança contemporânea, Dança jazz, Ballet de adultos, Expressão musical, Aula de instrumento musical.

ATIVIDADES TECNOLÓGICAS

Tecnologias da informação e comunicação

ANIMAÇÃO SOCIO-CULTURAL

Passeios, visitas culturais, cinema

Funciona diariamente, de 2ª a 6ª feira, em grupos organizados e/ou em programas específicos de ocupação parcial do dia. Os grupos são constituídos com um número mínimo de participantes, que depende da atividade a desenvolver. Os horários das atividades são definidos consoante as disponibilidades dos recursos físicos e técnicos existentes, bem como, dos grupos constituídos. Poder-se-á faultar transporte aos locais de realização das atividades, com valor a definir consoante as necessidades avaliadas pela equipa técnica.

Integra também um Programa Específico Ambientes de Vida Assistida relacionados com a doença de Parkinson no sentido de fornecer instrumentos de supervisão e/ou assistência nas atividades da vida diária, em coordenação com serviços e profissionais de saúde fora de ambiente clássico destes cuidados.

Parcerias: Município de Coimbra; Junta de Freguesia dos Olivais; Academia de Dança de Casal do Lobo; Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Hospitais da Universidade de Coimbra (não formal).

Responsável: Sofia Madureira – sofia.madureira@caspae.pt

Apoio Psicológico e Terapias

O “Espaço ConCentro” é um programa de apoio individualizado que a Instituição pretende disponibilizar através da contratualização de diversos serviços especializados que pretendem responder às necessidades diagnosticadas.

Após a sinalização da situação, o Gestor de Caso realiza a primeira consulta de avaliação.  Seguidamente é elaborado um Plano de Intervenção que engloba um conjunto de sessões presenciais e/ou de apoio (articulação com organismos e /ou entidades) que dependem da problemática em questão e que são realizadas ao longo do período acordado com o utente ou com o seu responsável.

Cada Plano de Intervenção tem orçamento próprio, podendo haver comparticipação social caso os rendimentos familiares o justifiquem. A contratualização do(s) serviço(s) carece de aceitação do Plano de Intervenção e o cumprimento do Regulamento de Funcionamento específico, disponível no site da instituição.

Escola de Formação Desportiva

A Escola de Formação Desportiva teve início em outubro de 2009 e tem por objetivo principal a promoção de atividades desportivas que conduzam a hábitos de vida saudável aos jovens com idade inferior a 18 anos de idade.

Cada atividade possui um programa pedagógico próprio e correspondente avaliação das aprendizagens. Funcionam como atividades extra-curriculares durante todo o ano de outubro a junho. Para este ano letivo concretiza-se através das modalidades de natação, judo, basquetebol e futebol.

Com a criação da Academia Desportiva do CASPAE a Escola de Formação Desportiva passou a ter o seu enquadramento específico, garantindo assim a continuidade dos projetos de formação existentes nas várias modalidades que oferecemos aos nossos sócios.

Para mais informações clique aqui

Parcerias: Seção de Judo da AAC, Seção de Basquetebol da AAC e Red Eagle (Geração Benfica)

Campo de Férias

Os Campos de Férias são promovidos pela entidade registada com o nº186/DRC (CASPAE,IPSS,Coimbra), cujo funcionamento é regido pelo Regulamento Interno Campos de Férias e pelas normas específicas a cada Campo.

São dirigidos a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, descendentes de sócios da Instituição. Têm como objetivo proporcionar, durante um período determinado de tempo, um programa de atividades organizado, de carácter educativo, cultural, desportivo ou recreativo.

Os Campos de Férias funcionam durante as interrupções letivas, normalmente em frequência semanal, podendo incluir uma componente residencial, implicando por conseguinte o alojamento fora da residência familiar ou habitual dos participantes.

A inscrição neste Programa é semanal e cada semana inicia-se com um número mínimo de participantes (12) não podendo ultrapassar o limite máximo estipulado (24). As inscrições são limitadas e aceites por ordem de entrada.

Para cada Campo de Férias é definido um período e horário de funcionamento podendo ser disponibilizado, caso a criança/jovem necessite, o acompanhamento antes e/ou após o horário de funcionamento definido para o Campo de Férias, mediante a inscrição e o prévio pagamento do serviço de prolongamento de horário.

Os Campos de Férias são objeto de inscrição on line, de participação sujeita à aceitação de regulamento interno e de normas específicas a cada Programa.

Transportes

O Serviço de Transportes é um serviço dirigido aos sócios do CASPAE que tem por objetivo possibilitar a participação em atividades promovidas pela Instituição.

Destina-se às crianças que se encontram nos vários Centros de Atividades, no âmbito das deslocações integradas nos Programas de Interrupção Letiva, e a todos os atletas que frequentam a Escola de Formação Desportiva , nas modalidades de natação, judo, basquetebol e futebol.

Este Serviço também apoio nas deslocações dos jovens e idosos que integram o Programa Activa(r)-te para participarem nas atividades desportivas, artísticas, tecnológicas e de animação sócio-cultural.

Através de protocolo de cooperação interinstitucional o CASPAE cede as suas viaturas e acompanhamento aos alunos para a concretização de atividades integradas no Projeto Pedagógico de cada Escola e de acordo com os objetivos de cada Associação.

Todos os motoristas possuem certificado de transporte coletivo de crianças.

Responsável: Estela Campos – estela@caspae.pt

Informações sobre Formações

Há procura de ajuda? Entre em contato conosco