Activar-te – Atividades Ocupacionais

É um programa de atividades ocupacionais dirigido aos associados do CASPAE, com idades superiores a 18 anos. Uma equipa multidisciplinar assegura um conjunto diversificado de atividades desportivas, artísticas, tecnológicas e de animação sócio-cultural que permitem potenciar condições para uma vida saudável e estimular as relações interpessoais.

Para a comunidade de Casal do Lobo e adjacentes, em geral, com especial incidência na população idosa, visa proporcionar um estilo de vida mais ativo, desenvolvendo a autonomia e a comunicação entre membros da mesma comunidade. A intervenção centra-se nas áreas da saúde e bem-estar, atividade física, lúdica e recreativa, disponibilizando à população um conjunto variado de atividades e serviços.

ATIVIDADES DESPORTIVAS

Alongamento e elasticidade, Natação, Hidroginástica, Ginástica de adultas.

ATIVIDADES ARTISTICAS

Dança contemporânea, Dança jazz, Ballet de adultos, Expressão musical, Aula de instrumento musical.

ATIVIDADES TECNOLÓGICAS

Tecnologias da informação e comunicação

ANIMAÇÃO SOCIO-CULTURAL

Passeios, visitas culturais, cinema

Funciona diariamente, de 2ª a 6ª feira, em grupos organizados e/ou em programas específicos de ocupação parcial do dia. Os grupos são constituídos com um número mínimo de participantes, que depende da atividade a desenvolver. Os horários das atividades são definidos consoante as disponibilidades dos recursos físicos e técnicos existentes, bem como, dos grupos constituídos. Poder-se-á faultar transporte aos locais de realização das atividades, com valor a definir consoante as necessidades avaliadas pela equipa técnica.

Integra também um Programa Específico Ambientes de Vida Assistida relacionados com a doença de Parkinson no sentido de fornecer instrumentos de supervisão e/ou assistência nas atividades da vida diária, em coordenação com serviços e profissionais de saúde fora de ambiente clássico destes cuidados.

Parcerias: Município de Coimbra; Junta de Freguesia dos Olivais; Academia de Dança de Casal do Lobo; Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Hospitais da Universidade de Coimbra (não formal).

 

Responsável: Sofia Madureira – sofia.madureira@caspae.pt