História

CASPAE desenvolveu no período de 2000 a 2006, Centros de Atividades de Tempos Livres em diversas escolas do 1º ciclo do concelho de Coimbra, em parceria com as respetivas Associações de Pais e Agrupamentos de Escolas, com um horário de funcionamento diário bastante alargado, adaptado ao horário curricular e às necessidades das crianças e pais. 

No ano letivo 2005-06, o CASPAE foi entidade promotora e executora do Programa de Generalização do Inglês no 1º ciclo e, nos anos letivos seguintes, entidade executora do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, entidade promotora do referido programa.

A partir do ano letivo 2006/2007, com a aplicação do novo horário escolar (9h00 às 17h30), que incluía as Atividades de Enriquecimento Curricular, deixou de existir o tradicional ATL, surgindo em substituição a Componente de Apoio à Família, em período mais reduzido. O CASPAE passou, sempre que solicitado pelos Agrupamentos e respetivas Associações de Pais, cumulativamente com a execução do programa das AEC, a assegurar o funcionamento da Componente de Apoio à Família, através do desenvolvimento de atividades de carácter lúdico, de integração com o meio e de formação desportiva, garantindo o acompanhamento dos alunos durante 11 meses.

O CASPAE procurou adaptar este novo contexto às necessidades e aos serviços, sempre numa perspetiva de melhoria da qualidade, tentando encontrar novas propostas e soluções que se traduzam numa mais-valia para os nossos utentes em particular e comunidade escolar em geral.