Caracol Curioso 1º Ciclo

O programa visa ocupar os tempos livres dos alunos utilizando estratégias que promovam o seu desenvolvimento global, proporcionando uma solução de qualidade, desenvolvida em articulação com o Agrupamento, que permite o acompanhamento dos alunos do 1º ciclo durante o período que antecede e precede o período letivo bem como as Interrupções Letivas. Para o efeito é celebrado protocolo de Cooperação com os Agrupamentos de Escolas e as Associções de Pais das Escolas do 1º ciclo onde se desenvolve o projeto.

CENTRO DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES – CATL

PROJETO APRENDER A SER

Centro de Atividades de Tempos Livres – CATL é uma Resposta Social financiada e supervisionada pelo Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Coimbra, que se destina ao acolhimento e ocupação dos tempos livres. Integra um conjunto de atividades integradas no Projeto Pedagógico do Caracol Curioso – 1º ciclo em contexto de lazer, numa tripla perspetiva de descanso, de recriação e de desenvolvimento pessoal. 

Destinam-se a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico antes das 7h30 e as 9h00 ou depois da componente curricular e das AEC das 17h30 às 19h00, bem como durante os períodos de interrupção letiva das 7h30 às 19h00.

Para o efeito, estão celebrados Acordos de Cooperação com a Segurança Social para 5 equipamentos do CASPAE: Areeiro, Bairro Norton de Matos, Olivais, S. Martinho do Bispo e Solum.

Parcerias: Segurança Social, Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, Agrupamento de Escolas Eugénio de CastroAgrupamento de Escolas Martim de Freitas, Associações de Pais das Escolas do Areeiro, Bairro Norton de Matos, Olivais, S. Martinho do Bispo e Solum.


COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA – CAF

PROJETO APRENDER A SER

Considera-se Componente de Apoio à Família – CAF o conjunto de atividades integradas no Projeto Pedagógico do Caracol Curioso – 1º ciclo, em contexto de lazer, numa tripla perspetiva de descanso, de recriação e de desenvolvimento pessoal. 

Destinam-se a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico antes das 7h30 e as 9h00 ou depois da componente curricular e das AEC das 17h30 às 19h00, bem como durante os períodos de interrupção letiva das 7h30 às 19h00.

CoselhasEspírito Santo das Touregas, Fala, Póvoa de S. Martinho do BispoQuinta das flores e Solum Sul.

Parcerias:Agrupamento de Escolas Coimbra SulAgrupamento de Escolas Coimbra OesteAgrupamento de Escolas Eugénio de CastroAgrupamento de Escolas Martim de Freitas, Associações de Pais das Escolas de Fala, Espírito Santo das Touregas, Póvoa de S. Martinho, Vale das Flores, Solum Sul e Coselhas. (formais e informais).


ATIVIDADES EXTRA

Atividades integradas na Escola de Formação Desportiva (EFD).

Cada atividade possui um Programa Pedagógico próprio com correspondente avaliação das aprendizagens. Funcionam  de outubro a junho de acordo com o disposto nos Regulamentos específicos.

Inclui o transporte e/ou acompanhamento do utente às atividades.


INTERRUPÇÃO LETIVA

CAMPOS DE FÉRIAS (6-12 anos)

Os Campos de Férias são dirigidos a crianças descendentes de sócios da Instituição. Têm como objetivo proporcionar, durante um período determinado de tempo, um programa de atividades organizado, de carácter educativo, cultural, desportivo ou recreativo.Incluem almoço e dois lanches, bem como deslocações ao exterior. O pagamento é feito por semana de ocupação. São definidos à partida o local de realização do programa bem como as atividades a realizar diariamente.

 

PROGRAMA DE ATIVIDADES (6-12 anos)

Os Programas de Atividades têm como objetivo proporcionar iniciativas pontuais, que incluem um conjunto diversificado de atividades lúdicas, de carácter educativo, cultural, desportivo ou recreativo, que estão integradas no Projeto Pedagógico do Caracol Curioso – 1º ciclo que a Instituição desenvolve no âmbito da Escola a Tempo Inteiro.

A frequência é pontual e carece de inscrição e pagamento prévio nos dias selecionados no Programa de Atividades.